Caiado lança a Operação Nordeste Solidário, plano de contingência contra chuvas em Goiás

Caiado lança a Operação Nordeste Solidário, plano de contingência contra chuvas em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lança nesta segunda-feira, 31, a Operação Nordeste Solidário. Trata-se de um plano de contingência para o período chuvoso em Goiás. Ao todo, 14 municípios com classificação de alto grau de risco vão contar com monitoramento climático, reparos em rodovias e reforço em ações de saúde.

O plano de contingência de Caiado

Apesar do plano de contingência de Caiado estar com o lançamento marcado para as 15h, em Goiânia, a Operação Nordeste Solidário já está em andamento. As ações têm como objetivo a adoção de ações nas áreas de infraestrutura, social, saúde e outras frentes essenciais para evitar desastres, mitigar possíveis danos e garantir a segurança de toda a população.

Neste ano, o plano de contingência abrange 14 municípios classificados com alto grau de risco, a maioria no Nordeste de Goiás. São eles: Cavalcante, Nova Roma, Alto Paraíso, São João D’Aliança, Água Fria de Goiás, Niquelândia, Mimoso de Goiás, Formosa, Uruaçu, Hidrolina, São Luiz do Norte, Pilar de Goiás, Teresina de Goiás e Itapaci.

Os estudos indicam, ainda, que cerca de 19 mil pessoas podem ser afetadas direta ou indiretamente com os efeitos das fortes chuvas. Por isso, a cartilha elaborada pelo Estado prevê suporte integral e imediato. A operação de Caiado tem base em levantamentos realizados pela Defesa Civil e pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

Previsões da Cimehgo indicam que pode chegar a chover 500mm em 70 municípios das regiões Centro, Norte e Nordeste, em um único mês. Esse seria um cenário semelhante ao que ocorreu entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Tal volume pode causar isolamento de cidades, com desabastecimento de alimentos e outros insumos; contaminação de água potável; perda na lavoura e pecuária e rompimento de barragens.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos