Press "Enter" to skip to content

Caiado lidera disputa ao Governo do Estado com 37% das intenções de voto

Última atualização 30/06/2018 | 15:55

A segunda rodada de pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira (29) sobre a intenção de voto dos goianos pela Record TV encomendada ao Realtime Big Data, apontou o Senador Ronaldo Caiado (DEM) na liderança, seguido pelo atual governador José Eliton (PSDB) e em terceiro, o Deputado Federal Daniel Vilela (MDB).

Segundo a pesquisa, apesar de se manter na liderança, Caiado apresentou uma queda de 12% da primeira para a segunda rodada. Em dezembro de 2017, o Senador aparecia nas pesquisas com 49,3% das intenções de voto, nesta segunda rodada, o pré-candidato democrata teve 37% das intenções.

Daniel Vilela do MDB, também apresentou uma queda de quase 11% da primeira para a segunda rodada. Na pesquisa do final do ano passado, o Deputado Federal tinha 15,8% e se configurava em segundo lugar. Já no resultado apurado nesse mês, o candidato apareceu em terceiro lugar, atrás do tucano José Eliton, com apenas 5% das intenções de voto.

Em contrapartida, o atual governador e pré-candidato do PSDB, José Eliton, teve um aumento de 2,4% nas intenções e se configura no cenário atual como segundo colocado. Em dezembro, o tucano aparecia na pesquisa com 12,6%, já na segunda rodada, ele aparece com 15% das intenções de voto dos goianos.

Na quarta posição está a pré-candidata petista Katia Maria, com 3% das intenções de voto, seguida por Weslei Garcia do PSOL com 1% das intenções.

O que chama atenção na pesquisa, é o alto índice das intenções de votos brancos, nulos ou que não votarão, que apareceu na pesquisa com 21% e o alto índice de indecisos que representa nessa segunda rodada, 19% das intenções de votos. O que indica que, apesar de uma tendência na configuração do cenário de um segundo turno, com o início das propagandas eleitorais gratuitas na televisão, esses índices podem se alterar.

A segunda rodada de pesquisa, indicou ainda, uma discrepância considerável entre os eleitores de Caiado segundo o gênero, sendo o eleitorado do Senador, em sua maioria, homens com 46% das intenções, contra 30% das intenções de voto do gênero feminino.

Já segundo os dados da pesquisa levantados segundo as regiões do Estado, indicam que o democrata tem 59% das intenções de voto nas regiões Norte e Nordeste de Goiás. A liderança de Daniel Vilela se concentra nas regiões do Sul e Sudoeste goiano, onde o pré-candidanto aparece com 13%, enquanto José Eliton aparece mais forte na Capital, com 17% das intenções de voto levantadas.

Para o Senado Federal, em primeiro lugar nas intenções aparece o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com 23% das intenções de voto, seguido pela atual Senadora Lúcia Vânia (PSB) com 22% das intenções. Em terceiro lugar está o vereador Jorge Kajuru (PRP) com 19%, seguido de Demóstenes Torres (PTB) com 11%. Na quinta posição aparece Vanderlan Cardoso (PP) com 7%, seguido de Vilmar Rocha (PSD) e Wilder Morais (PP), empatados com 5% das intenções de voto.

A pesquisa entrevistou 1.206 eleitores e foi realizada entre os dias 26 e 27 de junho deste ano. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.