Press "Enter" to skip to content

Caiado lidera Pesquisa Grupom de intenção de votos para governador de Goiás

Última atualização 22/09/2021 | 20:35

O senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera pesquisa de intenção de votos do Grupom para governador de Goiás contratada pelo Diário da Manhã, divulgada no último domingo (13). Na amostra espontânea, Caiado tem 13,7% das indicações de voto e o governador José Eliton (PSDB) soma 4,8% dos votos. O deputado federal Daniel Vilela (MDB) aparece com 1,6% e a professora Kátia Maria, que pode ser a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) atinge 0.7%. O número de indecisos ficou em 72,6%.

Na pesquisa espontânea, o entrevistado cita nomes que considera devem ser candidatos sem auxílio de listas ou sugestões dos entrevistadores.

Pesquisa Estimulada

Caiado também mantém a liderança na pesquisa estimulada, com 40,1%. Eleitores que pretendem anular ou votar em branco ficaram em segundo lugar com 19,7% e os indecisos em terceiro (14,4%).

Na estimulada, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.

Região

O Norte Goiano é o destaque para intenções de votos para Caiado, com 66,7%. Ele ainda lidera em todas as regiões pesquisadas. O candidato do DEM tem ainda 58,8% no Noroeste Goiano. Eliton se saiu melhor no Noroeste  (15%), Norte (12,3%) e Centro Goiano (9,8%). Vilela tem as melhores avaliações no Sul (14,2%) e no Centro Goiano.

Resposta dos candidatos

Durante coletiva na manhã desta segunda-feira (14), ao ser questionado sobre a pesquisa, o governador José Eliton disse: “Nós temos uma série de pesquisas apresentadas à população, mas a pesquisa mesmo se dará no dia 7 de outubro”, disse.

Em sua página do Facebook, Vilela diz estar feliz com o resultado da pesquisa que, segundo ele, comprova o potencial da campanha de pré-candidatura. “Estamos otimistas, porque temos um projeto que representa a verdadeira mudança que os goianos exigem”, escreveu.

Caiado, por sua vez, foi cauteloso na avaliação da pesquisa. Segundo o democrata, é importante manter o foco e redobrar os esforços no que importa. “Corresponder a essa esperança dos goianos por dias melhores depois de um governo de 20 anos, que não atendeu às necessidades de nosso Estado”, disse.

Metodologia: A pesquisa realizada pelo Grupom Consultoria e Pesquisas é do tipo amostragem. Foram entrevistados 861 pessoas em 41 municípios, a margem de confiança é de 95%, e a margem de erro estatístico de 3,3% para mais ou menos. A amostra é representativa dos eleitores do município pesquisado. Foram selecionados probalisticamente os bairros, setores censitários, quarteirões e domicílios através do método de Probabilidade Proporcional à População, tomando como base o número de eleitores do município. A seleção de entrevistados nas residências foi feita utilizando-se quotas proporcionais em função das variáveis sexo e faixa etária de acordo com o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral.

Período da coleta: 06 e 10 de maio de 2018. Para mais informações, confira a matéria e metodologia completa da pesquisa no site do Diário da Manhã.