Press "Enter" to skip to content

Caiado participa de congresso com o tema de retomada econômica em Goiás

Última atualização 23/10/2021 | 13:19

O governador Ronaldo Caiado participou, na noite de sexta-feira (22/10), da abertura do 8° Congresso das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais do Estado de Goiás, em Caldas Novas, no Sul do Estado.

Organizado pela Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), o evento, que vai até este sábado (23/10), no Centro de Convenções DiRoma Exclusive, celebra o aniversário de 58 anos da entidade, que ocorre no domingo (24/10), e tem a “Retomada Econômica para o Desenvolvimento de Goiás” como tema em 2021.

“As instituições comerciais são importantíssimas. Com uma capilaridade ímpar, são alavancadores do desenvolvimento, geração de emprego e giram a economia”, disse Caiado ao ressaltar que as ações das Facieg atingem os 246 municípios goianos.

O governador ressaltou as ações da atual gestão para o apoio ao empresariado no período pré-pandêmico, durante a pandemia e no cenário de maior controle da Covid-19, com o retorno das atividades. “Realizar esse evento, que foi cancelado por dois anos, mostra que estamos evoluindo. Tanto é que Goiás, diante de toda a dificuldade, foi o estado que mais cresceu no Brasil no trimestre passado, com 4,4% positivo”, disse. Ele se referiu ao avanço do Produto Interno Bruto (PIB) goiano.

Ronaldo Caiado cumprimentando em evento da Facieg
Caiado participa do 8° Congresso das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais do Estado de Goiás, em Caldas Novas / Foto: Júnior Guimarães

Para o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho, o encontro viabiliza melhores tomadas de decisões do setor para 2022 e promove a integração. Ele ressaltou que “o Estado tem mudado com o governador trabalhando com muita seriedade, competência e disponibilidade para o diálogo. Caiado tem feito algo diferenciado, tem escutado a classe empresarial de Goiás”.

Para o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, os empresários em Goiás estão unidos, com geração de empregos, renda e impostos. Ele elogiou a atuação do governador durante a pandemia e a autonomia concedida aos prefeitos. “Caiado nos deu a mão. Compreendeu a situação pela qual o turismo passava e deixou com que eu e a iniciativa privada tomássemos as decisões cabíveis”, disse Marra.

“Goiás é privilegiado”

Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro ressaltou que Goiás é um dos estados que sustenta o país com o poderio agrícola, mas, também, com o comércio, serviços, turismo e indústria. “Sabemos da sua parceria, do seu trabalho como governador e como parceiro da iniciativa privada. Goiás é privilegiado”, disse a Caiado.

Coordenador do encontro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) esteve representado no evento pelo diretor técnico da entidade em caráter nacional, Bruno Quick. Além disso, estiveram o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Ubiratan da Silva Lopes, que também é ex-presidente da Facieg. Para completar, o superintendente do Sebrae Goiás e ex-secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Na abertura do evento, Lopes relembrou o prestígio das edições anteriores do evento e comemorou o retorno em grande estilo. “Hoje eu classifico o 8º Congresso das Associações Comerciais como o melhor de todos, porque temos a maioria, com 95% dos presidentes de associações comerciais de Goiás aqui conosco, e a presença do governador, deputados federais e secretários”, comemorou.

Cronograma

A programação do congresso conta ainda com palestras, mesas redondas e apresentações de temas de interesse de lideranças classistas. Estiveram presentes à solenidade em Caldas Novas também o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; a deputada federal Magda Mofato; o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira; os prefeitos Paulinho do Barreirão (Anicuns) e Carlinhos do Mangão (Novo Gama); o vereador por Caldas Novas, Paulo da Laranja; o comandante do 19º Comando Regional da Polícia Militar de Goiás, tenente coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior; e o presidente do Sindicato Rural de Caldas Novas, Rômulo Gonzaga.