Caiado participa de inauguração de portal que homenageia seu pai em Campos Verdes

O município de Campos Verdes, a 300 km de Goiânia, conta agora com um moderno portal localizado na entrada da cidade. Batizado com o nome do pai do governador Ronaldo Caiado, Edenval Ramos Caiado, a homenagem é dedicada aos feitos realizados pelo advogado e pecuarista na região. O governador de Goiás, emocionado na solenidade, recebeu a homenagem no final da manhã desta sexta-feira, 12, e afirmou a importância da eternização do nome do pai.

“Não tenho palavras para agradecer a iniciativa. No portal, está ali eternizado o nome de um homem que sempre foi apaixonado por essa região e o nome dele cravado aqui aumenta ainda mais a minha responsabilidade de, como governador, poder retribuir em melhoria da qualidade de vida pra essa gente”, disse o governador Ronaldo Caiado, que estava acompanhado pela filha, a advogada Ana Vitória Caiado.

Para Haroldo Naves, prefeito de Campos Verdes, o local representa uma justa homenagem, ressaltando os inúmeros serviços prestados por Edenval Ramos Caiado à região. O legado do homenageado vai além da esfera política, alcançando contribuições significativas na agropecuária, onde foi pioneiro em métodos modernos e tecnologia avançada. “Uma obra pública ao homem que tanto contribuiu pelo nosso município”, resumiu Naves.

“As pessoas tiveram na figura do Sr. Edenval muito mais do que um advogado, um protetor, defensor dos direitos, um homem que deixou seu marco na história de serviços prestados à essa região”, complementou o vice-governador Daniel Vilela. Com a cerimônia de inauguração, Campos Verdes presta uma homenagem sincera a um homem cuja dedicação à comunidade e ao desenvolvimento da região deixou um legado duradouro.

Edenval Ramos Caiado, nascido em 1918 e falecido em 2004, foi advogado formado pela Universidade do Brasil no Rio de Janeiro e também se destacou na atuação na melhoria genética do rebanho bovino. Sua vida, ligada à política mesmo sem concorrer a cargos públicos, é agora eternizada com a inauguração do Portal que leva seu nome.

“Meu pai nunca foi candidato, mas ele sempre participou do processo político, ajudando, orientando as pessoas e dando respaldo jurídico. Fiz questão que a minha filha pudesse me acompanhar hoje para ver como o avô dela foi querido e o quanto ele trabalhou pela região”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado.

Estrutura

O Portal de 8,40 metros de altura, foi financiado por 30% de recursos provenientes da Emenda Parlamentar do ex-deputado Pedro Chaves e 70% da Prefeitura local. Apresenta uma arquitetura moderna e imponente, além disso, um projeto de paisagismo inovador está em desenvolvimento para transformar a entrada da cidade em um ambiente acolhedor. O Portal Edenval Ramos Caiado se torna não apenas uma obra arquitetônica, mas um símbolo da história e progresso desta cidade em Goiás.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp