Press "Enter" to skip to content

Caiado participa de posse de Dom José Aparecido, novo bispo de Itumbiara

Última atualização 09/09/2023 | 15:19

Ao lado de centenas de fiéis da comunidade católica de Itumbiara, no Sul do estado, o governador Ronaldo Caiado participou, neste sábado (09/09), da celebração da posse canônica do bispo diocesano, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. O sacerdote é o oitavo bispo a ser ordenado na Diocese do município. “Quero colocar o Governo de Goiás não só na área social, mas todas secretarias do governo, à disposição da Igreja Católica para acolher as reivindicações e participar de forma conjunta para atender a população”, afirmou o governador durante a solenidade realizada na Catedral Santa Rita de Cássia.

O chefe do Executivo goiano falou também sobre a importância de desenvolver parcerias com a Igreja em ações que incentivem a emancipação das famílias. “Isso o Estado já faz nos 246 municípios e é importante que a Igreja participe para que possamos romper o ciclo da pobreza”, completou. O prefeito da cidade, Dione Araújo, também acompanhou a cerimônia.

A Diocese de Itumbiara abrange aproximadamente 290 mil habitantes. Após 10 anos de serviço na Arquidiocese de Brasília, como Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido assume a função episcopal para liderar 26 paróquias, 22 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 13 diáconos e cinco seminaristas. “Vim para escutar a palavra, ouvir a comunidade fiel e servir em comunhão”, resumiu Dom José sobre sua nova missão.

De acordo com o bispo, um de seus objetivos, além de trazer a comunidade para mais próximo de Deus, é atender a população vulnerável. “Não nos esqueçamos dos mais pobres e sofridos. Com a intercessão de Santa Rita e a graça do Espírito Santo, faremos grandes coisas nessa Igreja”, ressaltou.

O novo bispo foi nomeado em função da apresentação de renúncia por limite de idade feita pelo seu antecessor, Dom Fernando Brochini. “Passar a missão de trazer presente a própria figura de Cristo, um bom pastor. Que o senhor possa fazer do seu governo pastoral uma missão de amor”, disse Dom Fernando ao novo bispo Dom José.

A Diocese de Itumbiara foi criada em 1966 pelo Papa São Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Goiânia. O arcebispo da capital, Dom João Justino, desejou um fecundo ministério para o bispo que agora assume a Diocese de Itumbiara. “Sei que o senhor vai poder estabelecer laços profundos estando mais próximo agora das dioceses da província de Goiânia”, afirmou.

Biografia

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, tem 63 anos, e frequentou o curso de filosofia no Seminário Arquidiocesano de Londrina e Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, entre 1980 e 1982, na sequência cursou estudos teológicos, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção também na capital paulista.

Na vida religiosa, atuou, entre 1986 e 1989, na Arquidiocese de São Paulo e Diocese de Santo Amaro. Em Santo Amaro, permaneceu até 1990 quando foi enviado a Roma para especialização em Direito Canônico. Em 1994, foi convidado para o Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, com a função de Adido de Secretaria. Em 2010, o Papa Bento XVI o nomeou Prelado de Honra de Sua Santidade e subsecretário do Dicastério.

Recebeu o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma e foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 2013. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Aparecido colabora no acompanhamento da Renovação Carismática Católica, na consultoria canônica da instituição e nas comissões para a proteção de menores e dos textos litúrgicos.