Press "Enter" to skip to content

Caiado pede a ONU que Brasil produza princípio ativo da vacina contra Covid

Na última sexta feira (16), o governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu a Organização das Nações Unidas (ONU) que o Brasil e outros países fossem autorizados a produzir o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) utilizado na vacina contra a Covid-19. A reunião aconteceu de forma virtual e contou com a participação da secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, e governadores de outros estados brasileiros.

Atualmente, apenas países como China, Índia, Rússia e Estados Unidos tem permissão para fabricarem o princípio ativo. A sugestão do governador é que a produção ocorra mediante a pagamento de royalties.

Segundo o democrata, é inadmissível que somente quatro países possam fabricar o ingrediente para bilhões de pessoas. “Isso atrasa demais o processo de vacinação. Por isso a ONU precisa intermediar esse processo e garantir que possamos produzir o IFA mediante o pagamento de royalties” acrescentou o governador. A proposta foi aceita de forma positiva pela secretária-geral Amina Mohammed que declarou ser necessária a ação conjunta de todos.

De acordo com Marvolva Noleto, coordenadora da ONU no Brasil, o país será auxiliado com medicamentos, vacinas e ajuda humanitária.

A ONU também anunciou o repasse antecipado de quatro milhões de doses de imunizantes que fazem parte do consórcio Covax Facility, que devem chegar ainda no mês de abril. Outras quatro milhões de doses podem chegar no país em maio.