Press "Enter" to skip to content

Caiado prestigia lançamento de livro de Onyx Lorenzoni, em Goiânia

Última atualização 05/12/2023 | 08:55

O governador Ronaldo Caiado participou, na noite desta segunda-feira (04/12), em Goiânia, do lançamento do livro “Do Baixo Clero ao Planalto – A história de uma vitória contra o sistema”. De autoria do ex-ministro Onyx Lorenzoni, o livro narra a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro até sua chegada ao Palácio do Planalto.

“História contada por quem realmente conhece Bolsonaro. Onyx foi o primeiro a levantar a candidatura do presidente e foi peça fundamental em todo o processo. Na vida política, precisamos ter coerência para poder atravessar as dificuldades, e é isso que ele mostrou aqui a todas as pessoas presentes”, afirmou Caiado.

O governador lembrou ainda o apoio que recebeu do ex-ministro em pautas importantes da atual gestão, como o empenho na doação da área onde está sendo construído o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), localizado às margens da BR-153, em Goiânia e a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). “Passei a ter governabilidade no estado”, ressaltou Caiado.

Oitava obra de Lorenzoni, o livro narra a trajetória política de Jair Bolsonaro até sua chegada ao Palácio do Planalto. Coordenando a campanha presidencial desde 2017, o ex-deputado federal conta em detalhes todos os passos decisivos para a consolidação e vitória de Bolsonaro em 2018. O livro conta com prefácio do próprio ex-presidente e traz fatos interessantes e desconhecidos sobre o período eleitoral.

“O livro traz uma série de números e estatísticas que mostram a qualidade do governo que foi feito e também mostra os bastidores, o ser humano Jair Bolsonaro, como é que ele funcionava, reagia, como era o processo decisório dele”, explicou Onyx Lorenzoni que como ministro ocupou quatro pastas diferentes durante o governo de Jair Bolsonaro: Casa Civil, Ministério da Cidadania, Secretaria Geral da Presidência e o Ministério do Trabalho e Previdência, no qual permaneceu até março de 2022.

Presente no evento, o deputado federal Gustavo Gayer enalteceu o livro por contar como ocorreram os primeiros diálogos e apoios que foram cruciais na candidatura do ex-presidente. “É muito importante que isso seja registrado na literatura”, frisou. “Ver essa narrativa dos fatos através do Onyx é muito interessante”, complementou o deputado estadual Fred Rodrigues. Já o senador Wilder Morais reconheceu a importância de Lorenzoni na trajetória política presidencial de Bolsonaro. “Desde o início o motivou e deu forças para que ele saísse Brasil a fora”, ressaltou.