Press "Enter" to skip to content

Caiado prestigia posse do novo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Última atualização 29/01/2023 | 14:18

O governador Ronaldo Caiado prestigiou neste sábado,28, em Trindade, a posse do missionário redentorista padre Marco Aurélio Martins da Silva como novo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O sacerdote assume também a presidência da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e estará à frente da Romaria do Pai Eterno, tradicional festa religiosa que neste ano será anunciada em fevereiro.

Católico praticante, o governado desejou sucesso ao reitor nesta nova missão. “Fiz questão de estar aqui para cumprimentá-lo e me colocar, como governador, à disposição de todas ações que ele venha realizar nos próximos anos”, frisou.  Caiado abordou ainda sobre a parceria com o religioso, enquanto diretor da Vila São Cottolengo por quatro anos. “Acompanhei o trabalho dele durante todos os nossos anos de governo”, disse.

A nomeação do novo reitor foi realizada pelo governo da Província Redentorista de Goiás, responsável pelo Santuário desde 1894. Até dezembro, o novo superior provincial da congregação redentorista em Goiás, Pe. João Paulo dos Santos, ocupava as duas funções. Na celebração, foi lida a Provisão Canônica e, após o Juramento de Fidelidade e a Profissão de Fé, padre Marco Aurélio assumiu a função de reitor. Durante a missa, ele recebeu ainda, simbolicamente, as chaves da igreja onde presidirá as celebrações.

“Neste Santuário eu reafirmo o meu discipulado e a minha entrega ao amor do Pai. Agradeço pela confiança, por essa certeza na fé de que juntos podemos continuar evangelizando, transformando e fazendo com que esse lugar sagrado seja o lugar da evangelização”, destacou o novo reitor.

Em seu discurso, o padre Marco Aurélio também agradeceu a parceria do governo do Estado, através de Caiado, na realização das festividades religiosas, especialmente na festa de Trindade. “Contamos muito com o governador, o senhor sempre mostrou que está muito próximo da nossa missão e que está junto com todos os romeiros do Pai Eterno”.

A missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, que durante a homilia falou sobre a importância da igreja cuidar tão bem do Santuário e de se preocupar com a nomeação dos líderes religiosos. “O romeiro procura sempre no seu santuário a santidade, estar mais perto de Deus, mais perto do céu, no santuário da sua devoção”, refletiu.

Perfil

Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg), padre Marco Aurélio Martins da Silva, de 43 anos, já colaborou no Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia, no ano de 2007, e depois assumiu a Paróquia de Trindade entre 2008 e 2014.

No ano seguinte, foi nomeado pároco na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Verde. De 2019 a 2020, foi designado reitor e pároco do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia. Além disso, entre 2019 e 2022, o sacerdote foi presidente da Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade.

Acompanharam o governador Caiado na celebração o prefeito de Trindade, Marden Júnior; a deputada federal Flávia Morais; os estaduais Antônio Gomide, Cristiano Galindo e Doutor George; o provincial redentorista Pe. João Paulo; além de fiéis e devotos do Divino Pai Eterno.