Press "Enter" to skip to content

Caiado propõe ações protetivas para as mulheres

Última atualização 22/09/2021 | 19:33

“A Rede Maria da Penha será a principal iniciativa dessa frente, que será composta de instituições públicas e privadas parceiras e deverá integrar em um mesmo espaço serviços como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A central de transportes irá possibilitar o deslocamento de mulheres atendidas para os demais serviços de atendimento”
O candidato ao governo pela coligação “A Mudança é Agora”, Ronaldo Caiado (DEM), teve oportunidade nesta terça-feira (28), de apresentar suas principais propostas de governo no que se refere à promoção, proteção e valorização das mulheres goianas. Em ato político promovido com os candidatos pelo Conselho Estadual da Mulher para apresentar a Plataforma Política das Mulheres de Goiás, Ronaldo Caiado foi aplaudido ao defender ações para a saúde, segurança e efetiva participação feminina na política. “Em meus mandatos, sempre defendi uma maior participação das mulheres no Congresso e em cargos de comando. Durante a discussão da reforma política apresentei a proposta que estabelecia a lista pré-ordenada em alternância de sexo, o que mostrou ser uma medida efetiva para aumentar a participação das mulheres na política em países como Bélgica e Suécia”, contou.
Em seu discurso, Ronaldo Caiado falou ainda de ações protetivas para as mulheres que defendeu em seus mandatos no Congresso Nacional. Ronaldo Caiado foi um dos articuladores para votação do PLC 7/2016 que definiu critérios para o atendimento policial em casos de violência contra a mulher. A proposta, que se tornou a Lei 13.505/2017, estabelece o atendimento policial especializado prestado, preferencialmente, por servidores do sexo feminino nessas situações. O texto original previa que a autoridade policial teria a prerrogativa de determinar medidas protetivas, como afastamento do agressor, imediatamente. Atualmente, essa ação somente pode ser estipulada por juiz. Caiado defendia a medida pela enorme carência que existe no interior do país, e Goiás vive essa realidade. A iniciativa, porém, foi vetada pelo presidente Michel Temer (MDB).
Em seu plano de governo, Ronaldo Caiado prevê a criação da Rede Maria da Penha, que irá integrar os Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (CEAM’s). Segundo o democrata, a rede contará com espaços especializados ofertando o acolhimento interdisciplinar (social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica) às mulheres em situação de violência de gênero. A ideia é promover e assegurar o fortalecimento da sua autoestima e autonomia, o resgate da cidadania e a prevenção, interrupção e superação das situações de violação de direitos. “A Rede Maria da Penha será a principal iniciativa dessa frente, que será composta de instituições públicas e privadas parceiras e deverá integrar em um mesmo espaço serviços como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A central de transportes irá possibilitar o deslocamento de mulheres atendidas para os demais serviços de atendimento”, explicou o candidato.