A cena política brasileira tem sido marcada por intensos embates e anúncios de candidaturas para as eleições de 2026. O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, têm sido figuras centrais nesse cenário.
Os conflitos entre Bolsonaro e Caiado têm sido particularmente visíveis nas últimas semanas. Bolsonaro criticou governadores que aderiram a políticas de isolamento durante a pandemia de COVID-19, durante uma live em redes sociais, o que foi interpretado como um ataque velado a Caiado. Em uma live, Bolsonaro se referiu a governadores que adotaram essas medidas como “covardes,” embora tenha negado que estivesse se referindo especificamente a Caiado.
Ronaldo Caiado confirmou recentemente que será candidato à Presidência do Brasil em 2026. Em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Caiado afirmou que as realizações de seu governo em Goiás demonstram o grande potencial do Brasil se for bem gerido. Ele também rebateu as críticas de Bolsonaro, afirmando que é um homem “poupado pelo sentimento do medo”.
Controvérsias políticas
Apesar de se apoiarem durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL) na presidência, os dois políticos vêm enfrentando controvérsias nos últimos anos. Os dois estão apoiado chapas controvérsias nas eleições municipais de Goiânia: Bolsonaro apoiando Fred Rodrigues (PL) e Caiado, Sandro Mabel (União Brasil).
O governador, que está em seu 2º mandato e não poderá recorrer à reeleição, afirmou que será candidato ao Palácio do Planalto. Caiado afirmou que as realizações durante seu mandato em Goiás mostram que o país “tem um potencial enorme” se for “bem gerido”.