Caiado ressalta resgate do patrimônio histórico com restauro da Catedral de Sant’ana, em Goiás

Abrindo a programação da transferência da capital do estado para a cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado visitou as obras de restauro da Catedral de Sant’ana na manhã desta segunda-feira, 22/07. Iniciadas no último mês de abril, as obras têm previsão de término até dezembro deste ano. “As pessoas vão sentir um orgulho enorme deste espaço. Primeiro, pelo resgate de um patrimônio da história de Goiás. E, em segundo lugar, vão se sentir respeitadas ao entrarem aqui para fazer suas orações, visitar e assistir aos eventos da Igreja Católica”, disse o governador.

Ele contou que passou parte de sua infância perto da Catedral, e vê-la restaurada é uma alegria. “Esse teto todo caído, a parte das tesouras de madeira, sustentação das telhas, tudo aquilo não suportaria mais uma chuva. Agora estamos fazendo algo maravilhoso, vai ficar à altura da uma Catedral de Sant’ana, tudo no granito e com iluminação apropriada”, afirmou Caiado.

A restauração da Catedral faz parte do projeto Fé, Religiosidade e Devoção, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Com investimento estadual de R$ 3 milhões e cerca de 60% já executada, a obra inclui a instalação de novas calhas, recuperação das lajes, tratamentos de paredes e colunas com trincas, novas instalações elétricas, além de restauração e higienização dos sinos das torres.

“Muito além de ser um templo religioso, temos que lembrar do valor histórico que ele tem”, lembrou a secretária de estado da Cultura, Yara Nunes. Para ela, a restauração é uma ação de democratização do acesso à cultura, distribuição de recursos e compromisso do Governo de Goiás com seu patrimônio. “Existem várias lendas sobre essa igreja, o que só demonstra o quão inserida na cultura goiana ela está”, destacou.

O pároco da catedral, padre Augusto Cezar Pereira, explicou os detalhes da obra da “Igreja Mãe”, como é conhecida a igreja, que está quase pronta, com teto e forro novos, e piso e iluminação sendo preparados para instalação. “Esta igreja é importante não só para os irmãos católicos, mas para todos os cristãos e aqueles que fazem com que a cultura seja espaço também de vida”, disse o padre.

Em seguida à visita à igreja, Caiado atendeu lideranças locais em reunião no Palácio Conde dos Arcos. Na parte da tarde, o governador realiza a instalação dos três poderes no ato simbólico de transferência da capital para a cidade de Goiás, que completa 297 anos em 2024.

Patrimônio

Tombada como patrimônio histórico, a Catedral de Sant´Ana começou a ser construída em 1743. A última grande restauração foi realizada pela Diocese de Goiás em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1998. A Catedral conta com um conjunto de cinco murais produzidos pelo artista plástico e sacerdote espanhol Cerezo Barreto. O edifício possui elementos típicos do estilo neoclássico.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ganhador da Mega-Sena que morreu foi vítima de parada cardiorrespiratória

Idoso Morre Após Ganhar Loteria: Causas e Repercussões

O idoso de 74 anos, que faleceu após ganhar na Mega-Sena, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Esse foi o resultado de um laudo preliminar do caso divulgado nesta sexta-feira, 6, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Segundo portais de Cuiabá, o idoso ganhou um sorteio da Mega-Sena em novembro. Ele morreu na última segunda-feira, 2, enquanto estava em uma clínica odontológica na capital mato-grossense onde fazia tratamento odontológico. Ele era hipertenso e tinha diabetes.

Em nota, a clínica disse que está acompanhando a situação da família dos pacientes com atenção e oferecendo o suporta necessário. Eles informaram ainda que aguardam a conclusão dos laudos técnicos especializados e acompanham a investigação.

A Polícia Civil do Mato Grosso levanta informações junto à clínica para finalizar a questão sobre qual foi a causa da morte do idoso. Foram recolhidas imagens das câmeras de segurança para análise.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp