Press "Enter" to skip to content

Caiado visita áreas afetadas por chuvas no nordeste goiano e promete resolução

Última atualização 02/01/2022 | 11:53

Neste sábado (01/01), o governador Ronaldo Caiado (DEM) vistoriou os municípios de Teresina de Goiás e Monte Alegre, que foram fortemente afetados pelas chuvas que tem atingido o Nordeste goiano. Durante a visita, Caiado disse que o objetivo é levar socorro as pessoas que estão ilhadas e que o estado vive um cenário jamais visto antes, com chuvas que já duram mais de 20 dias.

“Vamos fazer chegar alimentos, medicamentos e água mineral para essas pessoas. Agora é uma ação de proteção das pessoas e de atendimento a todas elas. Depois, entramos na segunda etapa, a de recuperação das nossas rodovias. Se Deus quiser, as chuvas vão diminuir e nós vamos poder recuperar isso o mais rápido possível”.

Investimentos

Segundo Caiado, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Transportes e Infraestrutura (Goinfra), irá investir R$ 80 milhões em ações emergenciais do plano de contingência, para garantir segurança e trafegabilidade aos motoristas e moradores das regiões atingidas pela chuva.

Considerado o principal eixo do Nordeste goiano, a GO-118 sofreu um deslizamento na sexta-feira (24/12), e por isso, o tráfego de veículos na rodovia está limitado. Recentemente, o governo autorizou a passagem de ambulâncias. Além disso, estão sendo colocadas pedras para aterrar o local e a expectativa é de que a passagem esteja liberada até o final da semana que vem.

“Espero que até no máximo o dia 07 ou 08 de janeiro, a gente consiga liberar um fluxo maior de carros. Para os carros de carga ainda terá uma limitação”, complementou Caiado.

Temporais

Nos últimos dias, as cidades nordestinas do estado tem sido castigadas por temporais. As cidades mais atingidas pelas chuvas são Cavalcante, Teresina e Monte Alegre de Goiás, que incluem a região da Chapada dos Veadeiros.

As prefeituras ainda estão fazendo um mapeamento da população atingida, mas a estimativa é que mais de 1 mil moradores ficaram isolados. As cidades de Niquelândia, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás, inclusive, decretaram calamidade pública.

Força-Tarefa

A base de apoio para dar dar auxílio as famílias atingidas atingidas foi montada em Teresina de Goiás. Equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás e voluntários estão usando helicóptero e embarcações para conseguir levar alimento e água potável para os moradores ilhados. Equipes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Defesa Civil, Polícia Militar e representantes de outros órgãos do Poder Executivo também monitoram as áreas afetadas.

Governador junto com a força-tarefa / Foto: Reprodução