Caio André foi confirmado como o novo secretário de Cultura do Amazonas pelo governo do estado. Sua nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira. Em entrevista ao DE, Caio André enfatizou que suas prioridades serão focadas em ações culturais para a periferia de Manaus e para o interior do estado, atendendo a solicitação do governador Wilson Lima.
O novo titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas é o ex-vereador Caio André, filiado ao União Brasil. O anúncio foi feito por meio de nota divulgada pelo governo do Amazonas. A nomeação de Caio será assinada pelo governador Wilson Lima e publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.
Entre as primeiras medidas planejadas por Caio André como secretário estão a realização de reuniões com agentes culturais do Amazonas, o fortalecimento do conselho de cultura do estado e a aplicação da política nacional de cultura na região. Ele ressaltou a importância de atuar de forma sensível, conforme solicitado pelo governador, e em conjunto com a equipe técnica da secretaria.
Caio André assume o cargo de secretário de Cultura em substituição a Cândido Jeremias Neto. Ele ocupou o cargo entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, após a exoneração de Marco Apolo Muniz. A nomeação de Caio era especulada após sua não reeleição como vereador e sua posição como primeiro suplente do União Brasil nas últimas eleições municipais.
Natural de Manaus e formado em direito desde 2002, Caio André possui experiência em cargos públicos, como conselheiro municipal de Esportes e subsecretário municipal de Esportes. Além disso, atuou como assessor jurídico e Secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, além de ter sido Diretor-Presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento. Em 2020, foi eleito vereador na cidade de Manaus com 4.666 votos.