O número de notificações de intoxicação após ingestão de bebida alcoólica subiu para 127 no Brasil, sendo 11 casos confirmados em laboratório, conforme balanço do Ministério da Saúde divulgado recentemente. O canal norte-americano ABC News reportou que brasileiros estão evitando consumir drinks após casos de contaminação por metanol, o que resultou em uma noite menos agitada em um bar próximo à Avenida Paulista, em São Paulo.
A emissora francesa France 24 destacou que as ‘caipirinhas estão canceladas’ no Brasil, mencionando a apreensão dos brasileiros diante da onda de contaminação que resultou em mortes, cegueira ou coma. A France 24 observou que o susto levou muitas pessoas a evitarem gim, vodca e cachaça, ingredientes essenciais da tradicional caipirinha brasileira.
O jornal britânico The Independent descreveu um cenário de ‘pânico no Brasil’ devido aos casos de intoxicação, notando que muitos brasileiros estão optando por consumir bebidas diferentes, como cerveja, chope e vinho, em detrimento dos drinks. O veículo salientou que a maioria dos casos foi registrada em São Paulo, o estado mais populoso e epicentro do surto de intoxicação.
A agência de notícias Associated Press (AP) relatou que diversos estabelecimentos comunicaram aos clientes a suspensão temporária da venda de bebidas destiladas como medida preventiva. Além disso, a AP mencionou o caso do rapper Hungria, que foi hospitalizado após apresentar sintomas semelhantes aos de intoxicação por metanol. Tais eventos tiveram repercussão internacional, aumentando a preocupação quanto ao consumo de bebidas no Brasil.