Caixa Econômica antecipa saque de aniversário de FGTS e anuncia linha de crédito

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira, dia 23, que vai antecipar o saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Serão permitidos a liberação de até três saques e a linha de crédito terá um valor mínimo de R$ 2 mil. O acesso ao crédito poderá ser feito através do site da Caixa ou do aplicativo do FGTS Caixa, a partir de segunda-feira que vem, dia 27. As taxas de juros são fixas e ficam em 0,99% ao mês.

Funciona assim: no saque aniversário, o cotista tem três meses em cada ano para sacar uma parte do Fundo. Caso o recurso não seja resgatado, ele volta para a conta do Fundo de Garantia.

Usando o site da Caixa, ou aplicativo do Fundo, é necessário clicar no campo “Saque Aniversário do FGTS” e indicar o banco que receberá esses valores. Em seguida, opte pelo saque aniversário ao invés do saque-rescisão e autorize o acesso das informações contidas no Fundo pela instituição financeira escolhida.

Feitos esses passos, você já poderá antecipar os saques. No entanto, para que a operação seja realizada, é preciso pedir, de fato, a antecipação do dinheiro no site do internet banking da Caixa. Acesse a opção “crédito” e selecione a opção de antecipação do saque. Agora selecione os anos e os valores que serão antecipados.

O terceiro e último passo será a inclusão de uma assinatura eletrônica e o comprovante da transferência será apresentado logo em seguida. Atualmente pouco mais de 6 milhões de clientes já aderiram ao programa, sendo que a metade deles possui conta na Caixa. A medida é uma estratégia no Ministro da Economia, Paulo Guedes, para colocar o dinheiro em circulação no país e tirar o trabalhador do endividamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa Quaest revela que Caiado faz história em Goiás

Detalhes da pesquisa indicam que o governador é bem avaliado em todos os segmentos sociais; a população aprova os principais serviços e expressa satisfação em viver em Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) encerra 2024 com razões significativas para comemorar. Além de um desempenho notável nas eleições municipais, onde conseguiu eleger aliados na maioria das cidades, os dados da pesquisa Genial/Quaest refletem uma gestão que já se destaca na história de Goiás. Caiado alcançou uma aprovação de 88% entre os goianos, um feito inédito para um governador desde o início das pesquisas de opinião.

Os detalhes da pesquisa revelam que a aprovação do governador é praticamente uniforme entre todos os estratos sociais. Sua gestão apresenta uma avaliação positiva de 74% (soma de ótimo e bom), enquanto 18% a consideram ‘regular’ e apenas 4% fazem uma avaliação negativa (classificando como ruim ou péssimo).

Regionalmente, o governo Caiado possui uma avaliação positiva de 71% em Goiânia. Na Região Metropolitana, esse índice é de 77%, e no interior, atinge 75%. A reprovação é mínima: apenas 6% na capital, 4% no interior e 1% na Região Metropolitana. A aprovação é de 71% entre as mulheres e 77% entre os homens.

Entre os jovens (16 a 30 anos), a aprovação do governo Caiado é de 69%, aumentando para 76% entre aqueles de 31 a 50 anos e chegando a 78% entre os mais velhos (51 anos ou mais). Em relação à escolaridade, 71% dos que têm ensino fundamental ou médio aprovam o governo, enquanto esse índice sobe para 82% entre os graduados.

No que diz respeito à renda, a aprovação se estende tanto aos mais pobres quanto aos mais ricos. Entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos, a aprovação é de 70%, subindo para 75% entre os que recebem entre 2 e 5 salários mínimos, e alcançando 76% para quem ganha mais de 5 salários mínimos. Caiado também é bem avaliado por católicos (77%) e evangélicos (73%).

Por fim, a Quaest cruzou a avaliação do governador Ronaldo Caiado com a preferência dos eleitores nas eleições presidenciais de 2022. O governo Caiado é aprovado por 72% dos votantes do presidente Lula (PT) e por 80% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp