Press "Enter" to skip to content

Caldas Novas confirma primeira morte por dengue em 2024

Última atualização 28/02/2024 | 16:08

Foi confirmada, nesta quarta-feira, 28, a primeira morte em decorrência da dengue em Caldas Novas, no sudeste goiano. De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade, o óbito do paciente de 42 anos, do sexo masculino, foi registrado no dia 15 de fevereiro, e ele apresentava comorbidades. 

Após investigação epidemiológica, o caso foi confirmado nesta quarta, enquanto outros dois casos suspeitos foram descartados. A SMS esclarece que, diante de casos suspeitos de dengue, são realizadas análises laboratoriais, revisões clínicas, considerações epidemiológicas e revisões de óbitos, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Ainda através da nota, a SMS esclarece que o Governo de Caldas Novas tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses. 

“Desde o início do período chuvoso a gestão tem trabalhado com intensificação da assistência, aumento do horário e ampliação dos postos de atendimento, campanhas de informação sobre sintomas e fluxos de atendimento, e ainda, de mobilização para a limpeza, coleta de lixo e entulhos residenciais, e principalmente, à sensibilização da comunidade quanto à sua corresponsabilidade”, diz a nota.

Até terça-feira, 27, a Vigilância Epidemiológica notificou 1245 casos de dengue em Caldas Novas, dos quais 552 foram confirmados, além de três casos de Chikungunya registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online.

A SMS esclarece ainda, que foi solicitado recursos junto ao Ministério da Saúde para o enfrentamento das arboviroses e lamentou o falecimento da vítima. “Lamentamos o ocorrido e respeitosamente nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos”, finaliza. 

21 mortes por dengue em Goiás

O número de mortes por dengue em Goiás aumentou rapidamente, atingindo 21 em menos de uma semana após o primeiro óbito confirmado. Há ainda 72 mortes suspeitas em análise. O total de casos confirmados ultrapassou 30 mil, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Goiás, atualizado em 27 de fevereiro.

Os municípios com maiores índices de mortes pela doença são: Anápolis, com seis casos; Uruaçu com três confirmações; Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Iporá e Cristalina estão com dois casos confirmados em cada e Goiânia, Aurilândia, Alto Horizonte e Caldas Novas tem um óbito cada.