Caldas Novas leva serviços gratuitos às mulheres da zona rural

A Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria de Ação Social e Melhor Idade, realizou nesta quarta-feira, 8, a primeira edição do projeto “Mulher em Ação”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante toda a manhã, cerca de 500 mulheres da zona rural tiveram acesso a diversos serviços gratuitos, no povoado Patrimônio do Sapé.

Foram ofertados de forma gratuita à população, cortes de cabelo, em parceria com o Senac, tranças realizadas pela equipe da Fast Escova, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, de glicemia aferição de pressão, atendimento odontológico, ginecológico e de fisioterapia. Além da entrega de mudas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com a secretária de Ação Social e primeira-dama Márcia Marra, é a primeira vez que um evento como esse é realizado na zona rural de Caldas Novas. “Decidimos levar a Prefeitura Municipal para as mulheres do campo, que muitas vezes não têm acesso fácil aos serviços públicos. São famílias acompanhadas por toda equipe da Ação Social”, destacou ela.

O prefeito Kleber Marra ressaltou a importância da reflexão neste Dia da Mulher. “Nossa gestão é composta por muitas mulheres, secretarias, diretoras, coordenadoras e auxiliares, que fazem um excelente trabalho e por isso não poderíamos deixar de homenageá-las neste dia tão importante”, disse.

Ao fim da manhã, foi servido um delicioso almoço “Preparamos tudo com muito carinho, afinal nossas mulheres merecem nosso apoio e reconhecimento”, falou Márcia Marra ao informar que foram homenageadas diversas servidoras da administração.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp