Calendário de vencimento do IPVA 2023 em Goiás entra na última semana

Ao todo, donos de 702 mil veículos devem ficar atentos a prazo final para quitar imposto em dia, entre segunda (16/10) e sexta-feira (20/10)

Proprietários de mais de 700 mil veículos com final de placa 6, 7, 8, 9 e 0 que ainda não concluíram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 têm até esta semana para quitar o imposto e o licenciamento anual (CRLV) em dia. O vencimento será nesta segunda-feira (16/10) para veículos com placa final 6. O calendário disponibilizado pela Secretaria da Economia também inclui datas-limite para os finais 7 (17/10), 8 (18/10) 9 (19/10) e 0 (20/10). Os dias são os mesmos para os cidadãos que dividiram o imposto em dez vezes ou escolheram pagar a cota única.

Mesmo quem optou por parcelar o imposto deve emitir apenas a cota única no site do Detran Goiás ou no aplicativo Detran GO ON, pois o boleto ou o Documento Único de Arrecadação (DUA) contém o valor total não pago. A recomendação é do gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, para evitar o pagamento a mais pelo contribuinte. Ele também lembra que o Estado não envia o boleto diretamente ao cidadão.

Datas

O calendário de vencimentos do IPVA neste ano incluiu a possibilidade de parcelamento do imposto em nove vezes, entre janeiro e setembro, para proprietários de veículos com final de placa 1 e 2. No caso de outros finais de placa, os cidadãos puderam parcelar o tributo em dez vezes, até este mês de outubro. Para quem optou pelo pagamento em cota única, o vencimento coincide com o da última parcela. Neste ano, quase 2 milhões de veículos licenciados em Goiás foram incluídos no calendário.

Após o vencimento, o contribuinte será considerado inadimplente e poderá ser inscrito na dívida ativa. Além de pagar juros e multa, também perderá direito a desconto de até 10% destinado a inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana e de 50% para veículos de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas sem multas de trânsito no ano anterior. Ainda, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não licenciar o veículo é infração gravíssima.

A recomendação para quem tem imposto vencido e queira quitar o débito, caso o documento não esteja mais disponível no site do Detran, é acessar o site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br), clicar em IPVA e em Débitos para emitir o Documento de Arrecadação.

Serviço

Calendário 10ª parcela e cota única (mais licenciamento anual)
Placa final 6 – segunda-feira (16/10)
Placa final 7 – terça-feira (17/10)
Placa final 8 – quarta-feira (18/10)
Placa final 9 – quinta-feira (19/10)
Placa final 0 – sexta-feira (20/10)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp