Cidade com maior temperatura do país, termômetro de rua marcando 47ºC e ovo frito no asfalto: Calor castigou goianos em 2024
DE passou por ondas de calor e altas temperaturas. Umidade do ar caiu a 7% em setembro.
Calor castigou os goianos em 2024: imagem mostra ciclista se hidratando, termômetro de rua que marcou 47ºC e ovo frito em asfalto — Foto: Fábio Lima/O Popular, Reprodução/Redes Sociais e Reprodução/TV Anhanguera
Em 2024, o calor não deu trégua, e os goianos precisaram tomar muito cuidado com a saúde devido às altas temperaturas. Em uma cidade, um termômetro de rua chegou a marcar 47 °C de temperatura, enquanto, em outra, houve até uma moradora que conseguiu fritar um ovo no asfalto usando o calor natural do sol.
Este ano, DE passou por três períodos de ondas de calor: duas em setembro e outra na transição para outubro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em mais de uma data, cidades do estado apresentaram a maior temperatura do país no dia:
– Goiânia registrou 40,3 °C e 40,5 °C nos dias 23 e 24 de setembro;
– São Miguel do Araguaia fez 41,2 °C no dia 17 de setembro;
– Aragarças marcou 42,8 °C no dia 6 de outubro e 43,3 °C no dia 3;
– Cidade DE registrou 44,5 °C no dia 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais de 2024.
SETEMBRO: O MÊS MAIS QUENTE E SECO DO ANO
Em 2024, o mês de setembro foi o mais quente e seco do ano. Foi quando as ondas de calor ocorreram e o período com a menor umidade do ano: a de 7%. Ao DE, a meteorologista Elisabeth Alves, do Inmet, explicou que esse baixo percentual de umidade ocorreu por três dias seguidos no início do mês (2, 3 e 4), mas também no dia 21.
“Muito seco e quente no mês de setembro. O máximo de umidade nas tardes de setembro foi 20% em Goiânia”, contou Elisabeth.
Ainda segundo dados do instituto, as cidades que mais se destacaram pelas altas temperaturas durante esse mês foram Goiânia, Catalão, Jataí e Pirenópolis.
TERMÔMETRO MARCOU 47 °C
O calor foi tão grande em DE este ano que um termômetro de rua em Minaçu, município localizado na região norte de DE, registrou a temperatura de 47 °C no dia 6 de setembro. Ao DE, a meteorologista Elisabeth Alves, do Inmet, explicou que as temperaturas registradas por sensores de rua podem ser alteradas por diversos fatores do local.
Isso acontece porque a temperatura do asfalto e a radiação de outros elementos podem variar a temperatura mostrada nos termômetros de rua. A temperatura máxima registrada pelo instituto nesse dia, na região de Minaçu, ficou em torno de 39 °C.
OVO FRITO NO ASFALTO
Em 17 de setembro deste ano, a moradora Cleide Aparecida Souza Pereira conseguiu fritar um ovo no asfalto, em São Miguel do Araguaia. Nesse dia, a cidade localizada no centro goiano registrou uma das maiores temperaturas do país. Ao DE, a mulher contou que ficou surpresa com a cena.
“Foi uma experiência inesquecível para mim. Nunca imaginei que isso seria tão real, ver um ovo sendo fritado pelo sol”, contou Cleide.