18 municípios do Sertão de PE tiveram mais de 30 dias de calor extremo em 2024; veja mapa
Levantamento exclusivo feito a pedido do DE mostra que o Salgueiro, no Sertão Central, lidera o ranking com 52 dias de calor extremo. Município de Salgueiro teve 52 dias de calor extremo em 2024.
Um levantamento exclusivo feito a pedido do DE mostra que 18 dos 23 municípios do Sertão de Pernambuco, que fazem parte da área de cobertura do DE Petrolina e Região, tiveram mais de 30 dias de calor extremo no ano de 2024. Com 52 dias, não consecutivos, Salgueiro foi o local com mais dias quentes na região.
Com pouco mais de 62 mil habitantes, Salgueiro, no Sertão Central, registrou 39 graus como temperatura máxima em 2024. Essa também foi a máxima em outros 12 municípios da região. Cabrobó, com 50, Araripina e Petrolina, ambas, com 49, foram os outros municípios sertanejos com mais dias de calor extremo.
Mais de 6 milhões de pessoas enfrentaram calor extremo no Brasil em 2024. Foi o ano marcado como o mais quente da história da Terra. No Brasil, 111 cidades tiveram mais de cinco meses, que equivalem a 150 dias, ainda que não corridos, sob calor extremo. Isso significa temperaturas que muitas vezes ultrapassaram os 40°C.
A análise foi feita a pedido do DE pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) com dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento considerou informações de 5.571 municípios brasileiros. Pouco mais de 100 ficaram de fora, o que inclui as capitais João Pessoa e Recife. Segundo a pesquisadora do Cemaden Márcia Guedes, que fez parte do levantamento, isso ocorre porque ao coletar os dados do satélite, a resolução não conseguiu alcançar algumas cidades na faixa litorânea.
Os estados mais afetados foram Pará, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Maranhão. O ano de 2024 deixou um alerta para o país: temperaturas extremas não são um evento isolado, mas parte de uma tendência que exige atenção e ação para mitigar seus impactos.