Press "Enter" to skip to content

Câmara aprova mais um nome de Iris Rezende em Goiânia

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou na manhã de hoje (21), mais um projeto de lei que homenageia o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende. Dessa vez, a proposta é para que a Avenida Castelo Branco se transforme na Avenida Iris Rezende Machado. Os autores do projeto são os vereadores Clécio Alves (MDB) e Marlon Teixeira (Cidadania). O Parque Mutirama também receberá o nome do mdbista.

A mudança de nome é permitida pela Lei Orgânica de Goiânia em que autoriza a troca de logradouros que homenageiam pessoas ligadas à ditadura militar. O ex-presidente do Brasil, Castelo Branco, governou o país durante a ditadura militar entre os anos 1964 e 1967.

O vereador Marlon, defende seu projeto “Na Alemanha não tem rua homenageando Hitler; no Iraque também não tem rua homenageando Saddam Hussein, mas aqui, em Goiânia, tem avenida homenageando o Golpe Militar. Está errado, não podemos normalizar absurdos como racismo, preconceito ou homenagens ao Golpe Militar”, destaca o parlamentar. “Goiânia tem que evoluir e consertar erros do passado, tanto de gestão pública, quanto de homenagens. Devemos refletir sobre nossa história”, acrescenta.

Inicialmente, o objetivo era alterar o nome da Avenida Anhanguera para “Avenida Anhanguera Iris Rezende Machado”. O projeto chegou a ser assinado pela maioria dos vereadores da Casa, entretanto, foi substituído através de uma emenda para o da Avenida Castelo Branco