A Câmara Municipal de Bauru DE aprovou, nesta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei nº 67/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito de R$ 40 milhões com a Caixa Econômica Federal para financiar obras de infraestrutura do Departamento de Água e Esgoto (DAE). O texto foi votado após mobilizar a maior parte das discussões da semana e recebeu 15 votos favoráveis e 4 contrários.
Antes da votação final, três emendas apresentadas pelos vereadores Junior Lokadora (Podemos) e Eduardo Borgo (Novo) foram rejeitadas: A primeira previa que a abertura de novos créditos adicionais precisasse de autorização da Câmara, mas foi derrotada por 12 votos a 7. A segunda estipulava prioridade para aplicação dos recursos em perfuração de poços e criação de reservatórios, rejeitada por 14 votos a 5. Já a terceira, que proibia a privatização do DAE durante o período de carência do empréstimo, também foi derrubada pelo mesmo placar, 14 a 5.
Na mesma sessão, foi aprovada a mensagem modificativa encaminhada pela prefeita Suéllen Rosim em 25 de agosto, que altera o artigo 1º do projeto e determina prioridade para execução de poços, reservatórios e adutoras, para a redução da dependência da cidade da lagoa do Rio Batalha. A mudança teve apenas um voto contrário, da vereadora Estela Almagro (PT). Com a aprovação, o município está autorizado a avançar com a contratação do crédito junto à Caixa para viabilizar as obras de infraestrutura do DAE.
Na votação final, o projeto foi aprovado por 15 votos a 4. Votaram favoravelmente: Sandro Bussola (MDB), André Maldonado (PP), Beto Móveis (Republicanos), Arnaldinho Ribeiro (Avante), Dário Dudário (PSD), Edson Miguel (Republicanos), Emerson Construtor (Podemos), Cabo Helinho (PL), Júlio César (PP), Mané Losila (MDB), Marcelo Afonso (PSD), Márcio Teixeira (PL), Miltinho Sardin (PSD), Pastor Bira (Podemos), Junior Rodrigues (PSD). Votaram contra o projeto: Junior Lokadora (Podemos), Estela Almagro (PT), José Roberto Segalla (União Brasil), Natalino da Pousada (PDT).
Com a aprovação, o município de Bauru está apto a dar continuidade ao projeto de empréstimo de R$ 40 milhões para investimento em obras do DAE, visando melhorias na infraestrutura do departamento. O financiamento junto à Caixa Econômica Federal promete impulsionar o desenvolvimento da cidade e garantir serviços essenciais à população. Saiba mais sobre esse importante avanço assistindo às reportagens da região no canal de notícias de Bauru e Marília.