Câmara de Ceres suspende posse de vereador Osvaldo Cabal em investigação por tráfico: MP-GO.

Câmara de Ceres suspende posse de vereador foragido da Justiça

Suspensão da posse do empresário Osvaldo Cabal foi determinada pela Casa Legislativa depois de uma recomendação do MP-GO. Ele é alvo em investigação sobre tráfico de rebite e outras drogas.

Osvaldo José Seabra Junior, de 39 anos, conhecido como “Osvaldo Cabal” toma posse na Câmara Municipal de Ceres — Foto: Reprodução/Site Câmara Municipal de Ceres

O vereador Osvaldo José Seabra Júnior, que tomou posse mesmo sendo foragido da Justiça, teve a posse suspensa pela Câmara Municipal de Ceres, na região central do estado. A suspensão da posse do empresário Osvaldo Cabal (PL), de 39 anos, foi determinada pela Casa Legislativa depois de uma recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO).

O documento que determinou a suspensão da posse foi assinado pelo presidente da Cãmara de Ceres, Glicério de Moraes Mendes Júnior. Lá, é explicado que a Casa só teve conhecimento que Osvaldo tinha um mandado de prisão preventiva em aberto depois que ele tomou posse. Segundo o MP, Osvaldo é alvo em investigação sobre tráfico de rebite e outras drogas.

“Considerando o dever imposto ao vereador eleito e que venha tomar posse de comunicar possíveis impedimentos à Câmara Municipal, providência que se encontra afeta à boa-fé objetiva, e ainda à moralidade administrativa”, justificou a Câmara de Ceres.

Casa Legislativa deu prazo de cinco dias para manifestação do parlamentar eleito. O DE não conseguiu localizar Osvaldo para um posicionamento até a última atualização deste texto. A reportagem solicitou um posicionamento do Partido Liberal (PL) sobre o caso na manhã desta sexta-feira (10), mas também não teve retorno.

Natural de Ceres, Osvaldo nasceu no dia do Natal, 25 de dezembro. O empresário tem ensino médio completo e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem R$ 323 mil em bens avaliados. Entre eles, terrenos nas cidades de Ceres e Rialma.

Osvaldo foi eleito após receber 427 votos nas eleições do dia 3 de outubro de 2024. No dia 3 de janeiro, o Ministério Público Eleitoral pediu para investigar a posse do vereador, que aconteceu no dia 1º de forma individual, ou seja, sem os demais vereadores eleitos.

Ao DE, a Câmara Municipal de Ceres explicou que a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para a gestão 2025/2028 aconteceu no dia 1° de janeiro de 2025, às 10h, no Centro Cultural de Ceres. No entanto, Osvaldo se ausentou. Ele compareceu pessoalmente à Câmara Municipal no período da tarde. Como ele já havia sido diplomado pela Justiça Eleitoral e estava apto a ser empossado, tomou posse como vereador às 15h58 do mesmo dia.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, Osvaldo Cabal é investigado na Operação Ephedra, realizada em dezembro em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Na recomendação feita pelo órgão à Câmara, foram apontadas as seguintes irregularidades na posse de Osvaldo como vereador: desrespeito do rito definido no Regimento Interno da Casa de Leis; a falta de publicidade do ato; a falta de lavratura de ata ou registro em livro oficial; ausência de declaração (compromisso) formal seguida do pronunciamento indispensável do presidente da Casa de Leis. No despacho enviado à Casa Legislativa, o órgão também pediu a comunicação interna aos demais vereadores e a todos os agentes públicos vinculados à Câmara de Vereadores de Ceres sobre a existência de ordem de prisão expedida contra Osvaldo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mãe de mulher resgatada em estado grave após acidente aéreo em Ubatuba está abalada

Mãe de mulher resgatada em estado grave após avião explodir diz que está muito abalada

Acidente aconteceu na Praia do Cruzeiro; piloto morreu. Apesar de Mireylle Fries estar em estado grave, Bruno Almeida Souza e os filhos têm quadro de saúde estável.

Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e os filhos. Família sobreviveu a acidente aéreo — Foto: Reprodução

A fazendeira Maria Fries, mãe de Mireylle Fries, de 41 anos, que foi resgatada em estado grave após o avião da família explodir, contou que está muito abalada. O avião explodiu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, após sair de Mineiros, no sudoeste goiano. Com o acidente, Mireylle, os filhos e o marido ficaram feridos e o piloto Paulo Seguetto morreu.

“A Mireylle está entubada na UTI. As crianças estão se recuperando. O meu genro está com o pé quebrado. Eu estou muito abalada, nós perdemos o nosso comandante no acidente”, disse ao repórter Honório Jacometto, da TV Anhanguera.

A explosão do avião dos Fries, importante família de Goiás, aconteceu na manhã de quinta-feira (9). Segundo informações da Secretaria da Saúde de São Paulo ao DE, Mireylle, o marido, Bruno Almeida Souza, de 48 anos, e os filhos seguem internados no Hospital Regional de Caraguatatuba. Apesar de Mireylle estar em estado grave, Bruno Almeida Souza e os filhos – um casal de 6 e 4 anos – têm quadro de saúde estável, ainda segundo a pasta.

Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo em Ubatuba, passando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas – veja acima. O piloto Paulo Seguetto morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.

Segundo a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, uma pessoa que passava pela orla no momento do acidente ficou ferida. A prefeitura, que inicialmente tinha informado sobre três feridos que não estariam no avião, disse que uma mulher torceu o pé ao correr e precisou ser atendida.

Em nota ao DE Vale do Paraíba, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

A família de Goiás que sobreviveu à explosão de um avião em Ubatuba (SP) é conhecida pelo trabalho no agronegócio, sendo uma das famílias mais influentes no sudoeste de Goiás, e por realizar projetos ambientais de referência no Brasil. Além da produção de soja, seus membros tem várias empresas na região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp