Câmara de Goiânia efetiva Raphael da Saúde e empossa suplente

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia efetivou, durante a sessão plenária desta terça-feira, 28, Raphael da Saúde (DC) no cargo de vereador. Ele assume a cadeira de Gabriela Rodart (PTB), que teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por infidelidade partidária.

Com a efetivação de Raphael da Saúde, o segundo suplente do DC, Márcio do Carmo, passa à primeira suplência. Ele assume, interinamente, vaga do titular do mandato, Wellington Bessa – licenciado para comandar a Secretaria Municipal de Educação (SME) na gestão Rogério Cruz (Republicanos).

Márcio do Carmo recebeu 1.540 votos nas eleições municipais de 2020. Sua atuação política, segundo ele, será voltada para atender à população da Região Sudoeste de Goiânia (Jardim Planalto, Jardim Atlântico, Vila União, entre outros). “Vou centralizar minha luta nesta Casa por mais postos de saúde, CMEIs e escolas ao povo goianiense, de forma geral”, afirmou.

Agradecimentos

Da Tribuna, Gabriela Rodart despediu-se dos colegas e agradeceu a seus eleitores. Ela salientou que vai trabalhar até o fim: “Eu não vou desistir de continuar fazendo o melhor possível”, declarou. “Com mandato ou sem mandato, se retornar futuramente ou não, a minha missão será essa: continuar servindo com tudo que eu tiver nas minhas mãos”, completou.

Em sua fala com forte apelo religioso, a vereadora disse que quer ser a melhor política que Goiânia já teve e criticou quem torce contra. “Infelizmente muitas pessoas aplaudiram o que está acontecendo”, lamentou Gabriela. Ela ainda agradeceu os colegas vereadores e desejou sorte ao vereador Marcio do Carmo (DC), que vai assumir o mandato.

Na última terça-feira, 23, a Casa recebeu do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ordem para que o primeiro suplente do Democracia Cristã, Raphael da Saúde (DC) assuma a vaga de Gabriela Rodart. Com a perda do mandato, essa será a sexta mudança na configuração na Câmara, seja por perda de mandato ou por vereadores que foram eleitos deputados estaduais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado, 16, que, até o fim do mandato, nenhum brasileiro vai passar fome no país. A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na região central do Rio de Janeiro.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, disse o presidente. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”.

O evento encerrou a programação do G20 Social, que reuniu durante três dias representantes do governo federal, movimentos sociais e instituições não governamentais. Na segunda, 18, e terça-feira, 19, acontece a Cúpula do G20, com os líderes dos principais países do mundo. A discussão de iniciativas contra a fome e a pobreza são bandeiras da presidência brasileira do G20.

“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, disse o presidente. “Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta”.

O encerramento do festival teve a participação dos artistas Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê e Lukinhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos