Câmara de Goiânia efetiva Raphael da Saúde e empossa suplente

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia efetivou, durante a sessão plenária desta terça-feira, 28, Raphael da Saúde (DC) no cargo de vereador. Ele assume a cadeira de Gabriela Rodart (PTB), que teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por infidelidade partidária.

Com a efetivação de Raphael da Saúde, o segundo suplente do DC, Márcio do Carmo, passa à primeira suplência. Ele assume, interinamente, vaga do titular do mandato, Wellington Bessa – licenciado para comandar a Secretaria Municipal de Educação (SME) na gestão Rogério Cruz (Republicanos).

Márcio do Carmo recebeu 1.540 votos nas eleições municipais de 2020. Sua atuação política, segundo ele, será voltada para atender à população da Região Sudoeste de Goiânia (Jardim Planalto, Jardim Atlântico, Vila União, entre outros). “Vou centralizar minha luta nesta Casa por mais postos de saúde, CMEIs e escolas ao povo goianiense, de forma geral”, afirmou.

Agradecimentos

Da Tribuna, Gabriela Rodart despediu-se dos colegas e agradeceu a seus eleitores. Ela salientou que vai trabalhar até o fim: “Eu não vou desistir de continuar fazendo o melhor possível”, declarou. “Com mandato ou sem mandato, se retornar futuramente ou não, a minha missão será essa: continuar servindo com tudo que eu tiver nas minhas mãos”, completou.

Em sua fala com forte apelo religioso, a vereadora disse que quer ser a melhor política que Goiânia já teve e criticou quem torce contra. “Infelizmente muitas pessoas aplaudiram o que está acontecendo”, lamentou Gabriela. Ela ainda agradeceu os colegas vereadores e desejou sorte ao vereador Marcio do Carmo (DC), que vai assumir o mandato.

Na última terça-feira, 23, a Casa recebeu do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ordem para que o primeiro suplente do Democracia Cristã, Raphael da Saúde (DC) assuma a vaga de Gabriela Rodart. Com a perda do mandato, essa será a sexta mudança na configuração na Câmara, seja por perda de mandato ou por vereadores que foram eleitos deputados estaduais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp