Policarpo propõe renomear Avenida Progresso, no Setor Jaó, para Avenida Licínio Leal Barbosa
Professor e doutor do Direito, Licínio Leal Barbosa atuou como educador, advogado criminalista, escritor e expoente do movimento democrático no Brasil
O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), apresentou, em Plenário, nesta terça-feira (8), projeto de lei (PL 196/2025) para renomear a Avenida Progresso, no Setor Jaó, Região Norte da capital. A proposta é de que a via passe a se chamar Avenida Licínio Leal Barbosa.
Professor, doutor, escritor, advogado criminalista, expoente da Maçonaria e dos movimentos em defesa da democracia brasileira, Licínio Leal Barbosa, falecido em 27 de março, foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um dos intelectuais mais respeitados dos mundos acadêmico e jurídico no estado.
“A avenida que circunda o Palácio Mário Behring será renomeada com o apoio de meus pares e imortalizará Licínio Leal Barbosa também no mapa da capital que ajudou a construir”, afirma a justificativa da matéria proposta pelo presidente do Poder Legislativo. O prédio, no Jaó, abriga o Centro Cultural Maçônico Licínio Leal Barbosa, em reconhecimento à atuação do jurista pelo desenvolvimento da Maçonaria em Goiás.
Licínio Leal Barbosa formou-se em Direito na primeira turma do curso na UFG, em 1964. Na universidade, atuou como livre-docente e professor titular. Doutor em Direito Penal, Licínio foi diretor da faculdade entre 1980 e 1986, além de coordenador do Mestrado em Direito, período em que teve atuação destacada na implantação dos mestrados em Direito Agrário e em Ciências Penais.
Publicou mais de 20 livros; presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária; foi membro da Academia Goiana de Letras Jurídicas e da Academia Goiana de Letras. Ingressou na Maçonaria aos 23 anos de idade, tendo sido o novo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás (1975-1978). Em sua gestão, a Maçonaria Goiana viveu era de esplendor, com a criação de 42 novas lojas (passando de 41 para 83 unidades); com a redação e a promulgação da primeira Constituição da entidade; e com a construção de obras como o Palácio Mário Behring, considerado um dos mais completos e requintados da América Latina.
A nova Avenida Licínio Leal Barbosa é a principal via de acesso ao Palácio Mário Behring, interligando o complexo à Avenida Sucuri e à Praça Bandeira. “Esse projeto de lei é uma homenagem da sociedade goianiense e o reconhecimento da Câmara Municipal de Goiânia ao ilustre e poderoso irmão Licínio, que fez da Maçonaria e da vida a realização do ideal de servir”, afirma Romário Policarpo na justificativa da matéria.