Câmara de São Paulo aprova orçamento recorde de R$ 125 bilhões para 2025

Câmara de SP aprova orçamento de R$ 125 bilhões para a capital em 2025, maior valor da história

O valor representa aumento de 12% em relação ao orçamento do ano anterior.

Sessão na Câmara Municipal de São Paulo — Foto: Richard Lourenço

Antes do recesso parlamentar, os vereadores de São Paulo aprovaram nesta sexta-feira (20), em segunda votação, o orçamento para o município em 2025. O valor da receita prevista para o próximo ano será de R$ 125,8 bilhões – cerca de 12% a mais do que o aprovado para este ano, que foi de R$ 111,8 bilhões. O texto agora segue para a sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Com isso, os parlamentares saem em recesso. Os reeleitos voltam para a posse em 1 de janeiro e retornam ao recesso. A primeira sessão do ano que vem será na primeira terça-feira de fevereiro.

Na primeira votação do orçamento, em 3 de dezembro, a Câmara Municipal aprovou, no entanto, um valor menor: estimado em R$ 122,7 bilhões.

De acordo com a apuração da TV Globo e do DE, o orçamento para 2025 será dividido, principalmente, entre as seguintes áreas:

Secretaria Municipal de Educação (SME): R$ 22 bilhões (aumento de R$ 1 bilhão em relação a 2024)
Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cujos recursos estão alocados no Fundo Municipal de Saúde: R$ 21 bilhões (aumento de R$ 3,7 bilhões em relação a 2024)
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT): R$ 11 bilhões (aumento de R$ 752 milhões em relação a 2024)
Secretaria Municipal de Habitação (SMH): R$ 4 bilhões (aumento de R$ 379 milhões em relação a 2024)
Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU): R$ 1 bilhão (aumento de R$ 253 milhões em relação a 2024)
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME): R$ 503 milhões (aumento de R$ 137 milhões em relação a 2024)

O vereador Sidney Cruz (MDB), relator do projeto, disse na quarta-feira (18), durante a discussão que antecedeu a primeira tentativa de votar o texto, que as audiências públicas auxiliaram na construção do texto final aprovado na segunda votação.

“Durante as audiências públicas, tivemos uma participação popular muito importante em vários temas, como a função social, assistência e desenvolvimento social. Os trabalhadores da assistência social fizeram encaminhamentos e conseguimos absorver alguns encaminhamentos”, ressaltou o vereador.

ANTES DO RECESSO

Na última semana antes do recesso parlamentar, a maioria dos vereadores votou a favor de projetos que modificam desde as regras de remuneração de professores afastados por problemas de saúde até eletrificação da frota de ônibus em São Paulo. Também foi aprovado o PL que prevê a privatização de equipamentos públicos na cidade.

Já o projeto de lei que previa a transformação de uma área de preservação ambiental em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, em aterro sanitário e a instalação de um incinerador não atingiu a votação necessária e teve a decisão adiada na Câmara Municipal por apenas um voto. Nesta sexta, estava prevista uma nova votação.

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Aumento de 44%: Batidas traseiras nas estradas de Ribeirão Preto crescem em um ano

Número de batidas traseiras nas estradas de Ribeirão Preto aumentou 44% em um ano

De janeiro a novembro deste ano foram 169 colisões, ante 117 registradas no
mesmo período em 2023. Falta de atenção do motorista e uso do celular ao volante
são causas principais para acidentes.

Número de batidas traseiras nas estradas aumentou 44% em um ano

Número de batidas traseiras nas estradas aumentou 44% em um ano

Mesmo sabendo como agir, ninguém está livre dos riscos ao dirigir na rodovia. Um
levantamento da Polícia Militar Rodoviária mostra aumento de acidentes nas
estradas que cortam Ribeirão Preto (SP) e as
batidas traseiras foram as mais comuns.

De janeiro a novembro deste ano foram 169 colisões, 44% a mais que no mesmo
período do ano passado, quando 117 batidas aconteceram nas rodovias.

Veja abaixo as batidas traseiras por veículos:

– Carro: 91
– Moto: 60
– Caminhão: 6
– Ônibus: 5
– Bicicleta: 5
– Produto perigoso: 2

Especialista em Segurança Viária, Ariel Garavine acredita que o aumento nos
acidentes tem relação, principalmente, com a falta de atenção dos motoristas.

“A falta de atenção é a principal causa desse acidente, nós sempre, quando
ocorrem acidentes, avaliamos o fator via, o fator veículo e o fator motorista,
o fator humano. E este tem sido o principal contribuinte”.

Em um acidente no Anel Viário Norte recentemente, imagens do circuito de
segurança da rodovia mostraram o momento em que o motorista de um caminhão bateu
atrás de outro. (veja vídeo acima)

1 de 3 Caminhão bateu na traseira de veículo no Anel Viário Norte, em Ribeirão
Preto, SP – Foto: Câmera de segurança

Caminhão bateu na traseira de veículo no Anel Viário Norte, em Ribeirão Preto,
SP – Foto: Câmera de segurança

Uma nuvem de fumaça se levantou e carros e caminhões que vinham atrás tentam
desviar para evitar outra batida.

Em outro caso, desta vez na Rodovia Anhanguera, o motorista do ônibus não
conseguiu frear a tempo, bateu atrás do carro e invadiu o canteiro central. O
carro ainda pareceu atingir os veículos que estavam à frente.

Segundo o levantamento da PMR, o Anel Viário Sul é o local que registrou o maior
número de batidas traseiras este ano, com 74 colisões entre janeiro e novembro,
57% a mais que no mesmo período do ano passado.

Para Ariel, é o comportamento do motorista que tem contribuído e muito para o
aumento de acidentes em Ribeirão Preto.

“Tem esse conflito de um tráfego de rodovia com o tráfego urbano. O tráfego
urbano tem uma característica de veículos com menor capacidade, de menor
potência. Quando esse veículo adentra da rodovia, ele está em uma velocidade
diferente do veículo que está trafegando. Além disso, ele também tem uma falsa
percepção de que ainda está dentro da cidade”.

2 de 3 Distância segura em rodovia evita batidas traseiras em Ribeirão Preto –
Foto: Reprodução/EPTV

Distância segura em rodovia evita batidas traseiras em Ribeirão Preto – Foto:
Reprodução/EPTV

Neste último fim de semana antes do Natal, as rodovias da região registraram
trânsito intenso e muita gente aproveitou a sexta-feira para pegar estrada.

Para evitar as batidas traseiras durante a viagem, o tenente Rapahel Tavella,
comandante da Polícia Militar Rodoviária, faz o alerta para que o motorista
respeite a distância do veículo que está à frente e também nas laterais.

“O importante é sempre que o motorista, durante a sua condução do veículo,
respeite essa segurança, tanto do veículo que vai à frente quanto do veículo
que está ao seu lado. Quando um veículo está à frente, é importante que, no
mínimo, este motorista que está atrás consiga visualizar os pneus traseiros do
veículo que vai à frente. Ou é aquela contagem de dois segundos marcando um
ponto fixo durante uma passagem na rodovia, e esse condutor que vai atrás pode
fazer essa contagem. ele está respeitando essa segurança”.

3 de 3 Uso do celular ao volante e falta de atenção do motorista são
responsáveis pela maioria das batidas traseiras – Foto: Reprodução/EPTV

Uso do celular ao volante e falta de atenção do motorista são responsáveis pela
maioria das batidas traseiras – Foto: Reprodução/EPTV

O uso do celular ao volante também é outro ponto destacado pela PMR como causa
nas principais ocorrências registradas. Além de dirigir com o aparelho em mãos
ser uma infração gravíssima, o risco de acidente é ainda maior.

“Uma distração, uma vez que ele [o motorista] tira a visão da rodovia, pode ser
que o trânsito fique moroso e no momento em que ele voltar a olhar pra rodovia,
é onde acontecem as colisões, o risco é muito alto”.

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