A Câmara Municipal de Campinas aprovou, na noite desta quarta-feira (4), o projeto de resolução da Corregedoria para suspensão temporária do mandato do vereador Otto Alejandro (PL), por 45 dias, em razão de caracterização de infração ética e disciplinar. O Projeto de Resolução da Corregedoria avaliou a repercussão institucional da conduta do parlamentar, que foi absolvido dos casos na esfera judicial. Durante o período da suspensão, Otto não receberá vencimentos.
A Corregedoria analisou representação formulada por vereadores que envolvia a denúncia de supostos casos de violência doméstica, ameaça, injúria e dano. Na esfera judicial, o parlamentar foi absolvido de todos os casos. O relatório concluiu pela existência de infração ética de elevada gravidade, caracterizada por condutas públicas consideradas incompatíveis com o Código de Ética Parlamentar. O projeto foi aprovado por 30 votos favoráveis e um contrário, do próprio vereador Otto Alejandro, e passa a valer a partir da publicação da resolução.
Durante o período de suspensão, o parlamentar não irá receber os vencimentos. O g1 procurou a assessoria do vereador para comentar o resultado, e a reportagem será atualizada assim que o parlamentar se manifestar. Na mesma sessão, o Plenário da Casa aprovou, por 24 votos favoráveis e 7 contrários, o arquivamento da Comissão Processante (CP) criada para investigar suposta quebra de decoro por Otto Alejandro.
Vereador de Campinas é investigado por abuso de autoridade após ameaçar guardas. Para mais informações sobre a região de Campinas, você pode acessar o portal de notícias DE Campinas. Se deseja se manter sempre informado, participe do canal DE Campinas no WhatsApp para receber as últimas atualizações diretamente no seu celular.




