Press "Enter" to skip to content

Câmara Municipal de Goiânia aprova criação do programa Jovem é o Futuro

A inclusão laboral do jovem como aprendiz é a melhor maneira de manter o jovem na escola

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de autoria do vereador Emilson Pereira (Podemos), que estabelece o programa Jovem é o Futuro. O intuito do projeto é oferecer a adolescentes de 14 a 18 anos a oportunidade de conseguir o primeiro emprego na administração municipal, sem comprometer os estudos.

Segundo o vereador, a ideia partiu do Cidadão 2000, implantado em 1993 pelo então prefeito Darci Accorsi e extinto em 2004, com o fim da administração de Pedro Wilson. Emilson conta que buscou parceria de professores e membros do Juizado da Infância e Juventude para elaborar o novo projeto. Explicando que Goiânia pode sair na frente com esse programa, sem afetar os estudos dos jovens e gerando renda para investimento na educação.

A coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, Katleen Pires de Lima, esteve presente na sessão para apoiar o projeto. De acordo com ela, a inclusão laboral do jovem como aprendiz é a melhor maneira de manter o jovem na escola, oferecendo a ele uma capacitação profissional de qualidade. “Também é vantajoso para as empresas, que têm redução de 6% na alíquota do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.