A Câmara Municipal de Maringá aprovou com unanimidade a criação de 42 novos cargos comissionados e cinco efetivos para atender a nova legislatura. A proposta surgiu devido ao aumento de oito vereadores em 2025. A segunda votação aconteceu em sessão extraordinária, neste último sábado. Os parlamentares foram unânimes na aprovação dessas mudanças.
Com isso, cada vereador terá direito a quatro assessores, o que totaliza 32 novas contratações para os gabinetes dos legisladores. Além desses cargos políticos, o projeto também prevê a criação de 10 vagas para servidores de carreira, que incluem advogados, auxiliares administrativos, assessores legislativos e assessores administrativos.
Antes da aprovação, a Câmara de Maringá já contava com 68 cargos comissionados, e com a implementação dessas medidas, o número subirá para 110. Também foram criadas cinco novas vagas para servidores efetivos, como advogados, assessores administrativos, assessores legislativos, contadores e assistentes administrativos. Essas vagas serão preenchidas através de um concurso público.
O impacto financeiro para os cofres públicos será de aproximadamente R$ 400 mil, considerando a sanção da lei pelo prefeito Silvio Barros. A atitude dos vereadores gerou uma economia significativa para os cofres públicos, o que reflete o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população de Maringá.
Nenhum novo adendo foi incluído no projeto, o que levou ao cancelamento da terceira discussão prevista. Com todos os detalhes aprovados, a nova organização dos cargos e o aumento no quadro de servidores está previsto para ser implementado em breve, fortalecendo a estrutura da Câmara Municipal de Maringá para melhor atender às demandas da atual legislatura.