Câmera de monitoramento é encontrada no banheiro feminino da Escola Estadual em SP: Polícia Civil investiga o caso

Uma câmera de monitoramento foi encontrada instalada no banheiro feminino da Escola Estadual Euclides da Cunha em São José do Rio Pardo (SP). A Polícia Civil investiga o caso.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc – SP) informou em nota que o aparelho não estava em funcionamento (veja abaixo). A câmera foi localizada na quarta-feira (4).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) o aparelho foi retirado do local e apreendido pela Polícia Civil.

Uma equipe policial procura identificar o responsável pelo crime e esclarecer todas as circunstâncias relacionadas aos fatos. A SSP também informou que detalhes serão preservados para a investigação.

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) esclarece que a câmera foi retirada e que não estava em funcionamento. A instalação de câmeras dentro de banheiros não faz parte das diretrizes da Pasta, em qualquer circunstância. A Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista abriu uma apuração preliminar do caso para que sejam adotadas as providências administrativas cabíveis e colabora com as autoridades de segurança na investigação do caso”, disse a pasta.

Confira a Nota da SEDUC

A ocorrência chocou a comunidade local e levantou questões quanto à segurança e privacidade dentro das escolas. Este tipo de situação é inaceitável e precisa ser investigado com rigor para que os responsáveis sejam devidamente punidos. É importante que medidas preventivas sejam tomadas para garantir a integridade dos estudantes e funcionários da instituição.

Em casos como esse, a colaboração da comunidade e a atuação eficaz das autoridades são fundamentais para colocar um fim a práticas invasivas e criminosas. As câmeras de monitoramento devem ser instaladas de maneira ética e legal, garantindo a segurança de todos sem violar a privacidade individual. Espera-se que esse incidente seja esclarecido rapidamente e que medidas adequadas sejam tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro. A prevenção e o combate a crimes como este são essenciais para manter um ambiente seguro e saudável nas escolas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp