As câmeras de monitoramento do Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, entraram em funcionamento nesta segunda-feira (17) e poderão registrar infrações de trânsito. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) de Goiânia realizou campanhas educativas durante uma semana.
Ao todo, está prevista a fiscalização de 15 infrações, divididas entre médias graves e gravíssimas, com os valores de multas variando entre R$ 130,15 a R$ 293,467, além da perda de pontos na CNH.
As infrações médias que poderão ser observadas são: Jogar ou abandonar lixo nas vias;
Estacionar em esquinas; parar veículo sobre a faixa de pedestres; estacionar veículo onde há sinalização de proibido estacionar e dirigir veículo transportando animais sem a observância das normas.
Graves: condutor ou passageiro deixar de usar o cinto de segurança; estacionar o veículo sobre o passeio; estacionar o veículo sobre a faixa de pedestres; estacionar o veículo sobre ciclofaixa fora do período permitido; estacionar veículo ao lado de outro veículo em fila dupla e estacionar veículo onde há sinalização de proibido parar e estacionar.
Já as gravíssimas são quatro: falar ao celular enquanto dirige; conduzir motocicleta sem capacete ou com farol desligado; avançar sinal vermelho do semáforo e transportar criança em veículo automotor sem observâncias das normas.