Câmeras flagram homem ateando fogo em gameleira de 40 anos em Brasília; polícia investiga crime ambiental
Gameleira estava plantada no local há quatro décadas e pegou fogo na madrugada de segunda (13). O incêndio foi criminoso e a polícia vai colher depoimento de um suspeito nesta quinta (16).
Imagens de câmeras de segurança revelaram o momento em que um homem, acompanhado de uma criança, ateia fogo nas raízes de uma gameleira de mais de 40 anos na quadra 704/705 Norte, em Brasília.
As imagens obtidas pela TV Globo mostram o clarão provocado pelas chamas no início de um incêndio que durou três dias e destruiu completamente a árvore.
A Polícia Civil trata o caso como crime ambiental e já identificou o suspeito, que mora na região e deve prestar depoimento nesta quinta-feira (16). A perícia já foi concluída e liberou a área para que a Novacap iniciasse a retirada dos restos da árvore.
O incêndio teve início na madrugada de segunda-feira (13) e foi controlado pela manhã, após uma força-tarefa dos bombeiros com dois caminhões e uso de hidrantes da rua. As chamas continuaram ardendo dentro do tronco por mais dois dias, exigindo o monitoramento contínuo dos bombeiros até o resfriamento total.
Nesta quinta, a Novacap começou a retirar os pedaços da árvore com uso de serras elétricas e escavadeiras. Parte da madeira será triturada e usada como adubo em jardins públicos. O restante, se estiver em boas condições, poderá ser vendido em leilões, junto com outras árvores recolhidas pela companhia. A previsão é que o trabalho seja concluído até sexta-feira (17). Por ser uma espécie exótica, a gameleira não será substituída por outra da mesma espécie.
A gameleira de quatro décadas viu seu fim começar há cerca de um ano, quando a Novacap podou todos os galhos pelo risco de queda deles sobre os carros e as pessoas que circulam na região. Segundo a estatal, o tronco seria retirado logo depois da poda, uma vez que a árvore já poderia ser considerada “morta”. Os moradores e comerciantes pediram que a Novacap deixasse o que sobrou da gameleira ali, de maneira a lembrar a sombra da árvore que um dia já existiu ali.
A empresa disse que não é possível determinar a data exata em que a árvore foi plantada e nem quem teria feito isso. Mas é possível afirmar que ela foi colocada ainda nos primeiros anos da cidade — mesma época em que outras gameleiras, como a da L2 Norte, na quadra 406, foram cultivadas.




