Câmeras monitoram pontos turísticos e reforçam a segurança em São Roque
Dispositivos fazem parte do sistema Smart Sampa e são integradas aos bancos de dados do Tribunal de Justiça, o que ajuda a identificar pessoas procuradas pela Justiça. Duas pessoas já foram presas, entre elas um foragido da Justiça por tráfico de drogas.
São Roque reforça segurança para turistas durante feriados e férias
São Roque reforça segurança para turistas durante feriados e férias
Na Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal, agentes acompanham em tempo real o movimento em pontos turísticos de São Roque (SP).
As câmeras fazem parte do sistema Smart Sampa e são integradas aos bancos de dados do Tribunal de Justiça, o que ajuda a identificar pessoas procuradas pela Justiça.
Conforme exibido pela TV TEM, ao todo são 16 dispositivos espalhados por diferentes pontos da cidade, como a Praça da Matriz, no Centro, calçadão comercial e rodoviária. Duas pessoas já foram presas com o auxílio do sistema, entre elas um foragido da Justiça por tráfico de drogas.
Outras seis câmeras foram instaladas no Complexo Industrial, que se tornou um dos principais espaços culturais e de lazer do município.
Morador da cidade, o educador físico Vinícius Moreira Geraldo afirma que se sente mais tranquilo ao circular pelos espaços públicos com a família. “A gente sempre costuma vir na Brasital, no centro da cidade, no campo de futebol. Sou professor de educação física, então sempre estou frequentando. A segurança é sensacional”, relata.
Além do Smart Sampa, São Roque conta com cerca de 200 câmeras de monitoramento espalhadas pelo município. Parte dos equipamentos é utilizada no combate a furtos e roubos de veículos, com leitores de placas integrados ao programa Muralha Paulista.
“São Roque tem praticamente 200 câmeras espalhadas. Algumas são voltadas à questão de furto e roubo de veículos, com leitores de placas, e temos esse novo sistema do Smart Sampa, chamado de Muralha Paulista. Ele ajuda no policiamento e na ocorrência do crime, mas também nas investigações. Quando um carro é furtado, conseguimos identificar o caminho que ele seguiu”, explica Alberto Sardilli, da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A cidade recebe milhares de visitantes ao longo do ano, principalmente para o Roteiro do Vinho e para eventos culturais. Em períodos de festas e férias, o movimento aumenta, o que exige reforço na segurança.




