Camilo analisa saída do Figueirense e destaca falta de sequência: “Não tive oportunidade”

camilo-analisa-saida-do-figueirense-e-destaca-falta-de-sequencia3A-22nao-tive-oportunidade22

Camilo analisa passagem e explica saída do Figueirense para rival da Série C: “Não tive sequência”

Experiente meio-campista concede entrevista exclusiva ao de

Camilo foi contratado no ano passado [https://de.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/2024/03/07/camilo-elogia-projeto-na-apresentacao-pelo-figueirense-esta-voltando-a-crescer.ghtml] para ser a liderança no projeto de um novo Figueirense [https://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/], e a chegada do experiente meio-campista gerou muita expectativa ao torcedor alvinegro. Porém, após pouco mais de um ano, pode se dizer que o casamento Camilo-Figueirense não deu certo.

Com o técnico Thiago Carvalho no comando, mudança no esquema e com as chegadas de mais atletas para disputar posição, Camilo não teve sequência nesta temporada.

O ciclo se encerra com um empréstimo até novembro ao Botafogo-PB [https://de.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/2025/03/24/camisa-10-do-figueirense-camilo-sera-emprestado-ao-botafogo-pb.ghtml], rival direto na briga pelo acesso à Série B do Brasileiro.

— Da minha parte eu sempre fiz o meu melhor para tentar ajudar o Figueirense. Tem situações que as vezes não encaixo, mas eu tinha muita expectativa em relação a esse ano, pegando o trabalho desde o início. Acabou não acontecendo — explica Camilo em entrevista exclusiva ao de.

Camilo viveu todas as decepções desse último ano no Figueirense.

Chegou durante o Catarinense de 2024, onde o clube foi eliminado nas quartas de final contra o Barra [https://de.globo.com/sc/futebol/campeonato-catarinense/jogo/15-03-2024/figueirense-barra-sc.ghtml]. Nesta partida, inclusive, Camilo foi, momentaneamente, o herói do time ao marcar de pênalti no segundo tempo o gol que daria a vaga na semifinal estadual se o adversário não tivesse ampliado no último minuto do jogo, levando a decisão para as penalidades.

Na Série C do Brasileiro, foi titular absoluto e a liderança do time que não conseguiu a classificação à segunda fase.

— Passagem irregular. A não classificação [no ano passado] teve um peso muito grande, pesa muito para o torcedor continuar na Série C. A Copa Santa Catarina também não conseguimos o objetivo — analisou.

Na temporada atual, foi titular em apenas três partidas, em nenhuma ficou os 90 minutos. No total foram nove jogos.

Camilo entrou nos minutos finais da decisão contra o Avaí. O camisa 10 abriu as cobranças de pênaltis do Figueirense e perdeu a oportunidade. Com Ligger também desperdiçando o chute, o Figueira novamente caiu nas quartas do Catarinense.

— Tava com a expectativa de iniciar melhor o ano [2025], um trabalho novo que me identifiquei, peças novas, mas acabei não tendo sequência. Os jogos que fui titular eu pude contribuir. A situação do jogo do Avaí… eu tive uma lesão na hora da cobrança [de pênalti], não sei se esse foi o peso [de desperdiçar a cobrança] — acrescentou.

Entretanto, a passagem de Camilo pelo Figueirense precisa ser comentada também fora dos gramados, onde, talvez, tenha sido o melhor desempenho.

Em várias oportunidades, funcionários e ex-funcionários do clube elogiaram a ajuda do experiente atleta [https://de.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/2025/03/26/wilson-confirma-saidas-e-aponta-estrategias-de-mercado-para-o-figueirense-repor-goleiro.ghtml], principalmente no tratamento com os mais jovens.

Na última semana no Figueirense e já acertado com o Botafogo-PB [https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/times/botafogo-pb/], Camilo deu uma palestra aos meninos da categoria de base alvinegra, por exemplo.

— Sempre tentei ser um exemplo em todos os aspectos. Dentro de campo pude contribuir com algumas leituras, pela experiência, sendo um líder em prol do Figueirense. Tenho essa característica de estar de corpo e alma para o trabalho — disse Camilo.

Já treinando com o elenco do Botafogo-PB, Camilo diz que sempre vai guardar um carinho muito grande pelo Figueirense.

— Total respeito pelo clube. Com 19 anos eu tentei fazer um acordo para jogar uma Copa São Paulo pelo Figueirense, morei embaixo do Scarpelli, era uma realização pessoal estar vestindo a camisa [do Figueirense] porque lá atrás criou esse desejo. Sempre procurei me doar, comemorar muito meus gols, só carrego boas lembranças.

O possível reencontro com o torcedor alvinegro, em Figueirense x Botafogo-PB, está marcado para a 8ª rodada da Série C, no Orlando Scarpelli, com data e horário ainda a definir.

O anúncio oficial da contratação de Camilo pelo Botafogo-PB e a apresentação do atleta devem acontecer na próxima semana, após a final do Paraibano neste domingo.

No Belo, o meia reencontrou dois ex-colegas de Figueirense: o volante JP Iseppe e o técnico João Burse, que, inclusive, foi quem pediu a contratação de Camilo.

— Alegria imensa, agradeço muito a confiança do Burse, um profissional de alta qualidade, que poderia ter dado continuidade [no Figueirense] ao meu ver. O Botafogo-PB é o maior campeão e maior torcida do estado, motivado para fazer um bom trabalho e ajudar — conta.

— Aqui é parecido com o Figueirense, o clube está muito próximo de dar o próximo passo. No ano passado fez uma bela campanha na primeira fase e o torcedor fica com o sonho de dar o passo para a Série B. Vem construindo um time muito forte, um grupo que tá na final do Paraibano e na terceira fase da Copa do Brasil, mostra que está sendo feito um excelente trabalho — completou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp