Press "Enter" to skip to content

Caminhada de dois minutos separa nova casa de Bolsonaro de joias árabes

Última atualização 30/03/2023 | 08:48

O novo endereço do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília fica próximo ao local onde estão as joias recebidas pelo governo da Arábia Saudita. A casa fica em um condomínio onde já estão instaladas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e as duas filhas. O acervo do político está na fazendo do amigo e ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet.

De acordo com informações do Metrópoles, o imóvel com aluguel de R$ 12  mil passou por reforma e troca de aparatos como fechadura. A distância é de exatamente 160 metros, segundo o Google Maps. As caixas armazenadas pelo esportista chegaram a partir de 7 de dezembro, uma semana após a eleição de Lula. 

O estoque inclui não apenas joias, mas também outros objetos que estão sendo questionados judicialmente sobre a propriedade de caráter pessoal ou pública junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O catálogo faz parte do terceiro pacote com 54 presentes recebidos em 2021 por Bolsonaro quando era presidente do Brasil. Na lista há itens de uso pessoal, decorativos, álbuns de fotografias e livros.

A defesa do político alega que “os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República conforme legislação em vigor” e ressalta que “quaisquer presentes encontram-se à disposição para apresentação e depósito, caso necessário”. Os advogados já devolveram à União parte das joias e armas.

Bolsonaro chega ao Brasil na manhã desta quinta-feira, 30. Ele estava há três meses em Orlando, nos Estados Unidos, desde o fim do mandato presidencial. Nesse período, ele ministrou uma série de palestras para empresários brasileiros e estrangeiros. Os bastidores apontam que o político deve retornar ao exterior em maio para encontro com lideranças da direita europeia. Jair prometeu atuar na oposição ao governo e eleger prefeitos da base aliada nas eleições municipais de 2024.

Confira quais os presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro:

Primeiro pacote: coleção feminina com colar de R$ 16,5 milhões presentado pelo governo saudita;
Segundo pacote: joias masculinas, como relógio, abotoaduras, caneta, rosário árabe da marca Chopard;
Terceiro pacote: relógio de luxo e joias da marca Rolex.