Caminhão que carregava trator derruba passarela e interdita BR-060

Um caminhão-prancha colidiu nesta terça-feira (18) em uma passarela para pedestres, localizada no povoado de Carlândia, na BR-060. O veículo carregava uma retroescavadeira quando colidiu neste ponto, a 110km de Goiânia.

O impacto causou a destruição parcial da passarela, impossibilitando seu uso até restauração. O caminhão, que transitava no sentido Acreúna-Goiânia, ia de uma propriedade rural a outra e percorreu um total de 11km da rodovia, até o momento do acidente.

Não houve vítimas com a batida e o motorista passa bem. Ele apresentou a documentação do veículo e da carga e ficou comprovado que o condutor estava em desacordo com a autorização que lhe permitia trafegar nas circunstâncias evidenciadas pela rodovia. O homem foi notificado pela infração e um boletim de ocorrência para a reparação dos danos ao patrimônio público foi realizado.

A interdição total da via se deu a partir das 15h30. Mais tarde, a pista foi sendo liberada gradativamente até 18hrs, quando o tráfego já funcionava em meia-pista. A previsão, segundo o DNIT, é que a liberação total aconteça ainda nesta quarta-feira (19).

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Meia tarifa: Passagens de R$ 2,15 começam a valer a partir deste sábado, em Senador Canedo

Enfim, a meia-tarifa no transporte coletivo da Região Metropolitana ganhou data oficial para ser lançada ao cliente que precisa utilizar o serviço, entrando em vigor neste sábado, 17. A primeira cidade a contar com o benefício será Senador Canedo, que passa a oferecer passagens a partir de R$ 2,15. 

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira, 16, durante evento na Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O benefício é mais uma ferramenta disponibilizada ao usuário do transporte coletivo a partir de sua reformulação, que está em curso desde fevereiro deste ano. Agora, quem anda a pequenas distâncias poderá pagar a metade do bilhete que hoje custa R$ 4,30. 

“É um produto novo, complexo e, por isso, temos a responsabilidade de lançá-lo com cautela. Começamos por Senador Canedo e vamos expandir para os demais municípios. Isso ocorrerá aos poucos. O benefício para a população é grande porque permite que tenhamos um produto adaptado a uma necessidade específica. Quem trafega em trajetos menores não precisa pagar uma tarifa cheia. O objetivo é garantir que quem vai gerar custo menor ao sistema também pague menos”, explicou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Linhas 

Inicialmente, serão sete linhas beneficiadas com a primeira fase do Bilhete Meia Tarifa em Senador Canedo. São elas: 327 (Terminal Senador Canedo/Monte Azul); 328 (Terminal Senador Canedo/Jardim Flamboyant/Residencial Prado); 329 (Terminal Senador Canedo/Residencial Jardim Canedo II); 331 (Terminal Senador Canedo/Boa Vista/Monte Cristo); 335 (Terminal Senador Canedo/Residencial Buriti); 336 (Terminal Senador Canedo/Flor do Ipê – Via UPA); e 337 (Terminal Senador Canedo/São Francisco/Vale das Brisas).

A implantação do benefício em Goiânia e nas demais cidades será feita por etapas, a começar pela digitalização do serviço.

“Continuamos o nosso processo de modernização e evolução do sistema de transporte. Escolhemos Senador Canedo porque o prefeito é um parceiro do nosso sistema, está acompanhando e pode fazer este teste. Praticamente todas as linhas que circulam dentro da cidade vão operar a R$ 2,15”, reforçou o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

Passe livre

Outras ações no transporte coletivo mantidas com o apoio do Governo de Goiás, como o Passe Livre do Trabalhador, o Passe Livre Estudantil, o pagamento via cartão de crédito ou débito e o Bilhete Único, seguem em funcionamento normal.

No caso do Bilhete Único, ele poderá ser utilizado para que o usuário pague o Bilhete Meia Tarifa, fazendo suas viagens internas, assim como para viabilizar, quando necessário, o acesso ao segundo trecho e o pagamento da segunda meia tarifa. 

O passageiro poderá ainda usar a solução, por um período de duas horas e meia, a contar a partir de sua primeira validação. Desde 2019, o transporte público não teve reajustes no preço da tarifa. O subsídio do Estado para a manutenção do serviço será de R$ 87 milhões. No ano que vem, o montante subirá para aproximadamente R$ 115 milhões. 

“É para garantir que o sistema seja estável economicamente, financeiramente e para o passageiro. A fortaleza do nosso sistema é a unidade. Oneramos todos com o mesmo objetivo, de entregar o melhor transporte a todos”, disse Tarcísio.

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