Caminhão tomba e interdita BR-376 no Paraná: carga de MDF espalhada

Caminhão tomba, espalha carga de MDF, e BR-376 é totalmente interditada no
Paraná

Acidente aconteceu em Ortigueira, nos Campos Gerais. Motorista e passageira se
feriram e foram levados para unidades de saúde da região.

1 de 1 Carga atingiu um caminhão-baú e um caminhão tanque que transportava
etanol — Foto: PRF

Carga atingiu um caminhão-baú e um caminhão tanque que transportava etanol —
Foto: PRF

Um caminhão carregado com MDF tombou no km 326 da BR-376, em Ortigueira, nos Campos Gerais do Paraná. O acidente aconteceu no início da tarde desta terça-feira (7).

A rodovia precisou ser totalmente interditada por conta da carga derramada na
pista e do atendimento às vítimas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista e a passageira do veículo ficaram feridos. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade de saúde de Ortigueira, enquanto a mulher foi levada por uma aeronave da corporação para Londrina, no norte do Paraná.

A PRF informou que o caminhão seguia no sentido a Curitiba, quando o motorista tentou fazer uma curva e perdeu o controle do veículo. Um caminhão-baú e um caminhão-tanque que transportava etanol foram atingidos pela carga de MDF.
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kg de drogas

Segundo a PRF, foi necessário interditar totalmente a pista, devido ao
derramamento da carga. Até a publicação desta reportagem não havia previsão para
a retirada do material, e eram registrados 10 quilômetros de lentidão. O trecho que liga a região à capital foi desviado para uma via secundária de cascalho.

Um laudo pericial deverá apontar as causas do acidente, segundo a PRF.

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Escolhas saudáveis na infância: como influenciam o futuro adulto dos alunos? A importância da educação integral para hábitos saudáveis e equilibrados ao longo da vida.

Hábitos saudáveis duram para sempre?

Como escolhas feitas ainda no colégio refletem na vida adulta dos estudantes.

As escolhas feitas durante a infância são fundamentais para a formação do
indivíduo, independentemente se essas decisões dizem respeito a fatores mentais,
morais e físicos. A Fundação Abrinq, por exemplo, destaca que é ainda na
infância que as pessoas desenvolvem seus primeiros hábitos e que esse
desenvolvimento precisa ser acompanhado de perto por pais e responsáveis,
família e, principalmente, pela escola.

Dessa maneira, a escola tem um papel fundamental na criação de hábitos
saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, higiene adequada, atividades
físicas regulares, limites no uso de tecnologias e hábitos de leitura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças com mais de quatro
anos precisam fazer atividades físicas de intensidade moderada por mais de 60
minutos por dia. Sendo assim, a escola precisa incentivar, na hora do recreio e
de brincar no parque, estímulos para que as crianças se movimentem.

Por isso, na Educação Adventista, os espaços são planejados de maneira que a
infraestrutura consiga melhorar e incentivar os hábitos relacionados à prática
esportiva. Desde os parquinhos destinados à educação infantil, até os espaços
para atividades lúdicas do ensino médio, é tudo pensado como um processo
pedagógico e de desenvolvimento de hábitos para os estudantes.

A OMS também reforça ainda a necessidade de uma alimentação balanceada, pois o
índice de obesidade infantil é preocupante. Menos alimentos ultraprocessados e
mais alimentos in natura é a recomendação número um dos especialistas em saúde e
nutrição.

Dessa forma, alunos da rede Adventista contam com acompanhamento de
nutricionistas nos lanches e alimentos fornecidos nas escolas. Tudo para que a
alimentação seja a mais saudável possível, incentivando o consumo de frutas,
legumes e vegetais.

Por fim, passar menos tempo nas telas é outro hábito que precisa ser aprimorado
e incentivado durante o período em que as crianças permanecem na escola e em
casa. A urgência, além de um alerta para combater a ansiedade e os problemas com
autoestima, também é relacionada ao sedentarismo e às dificuldades de interação
e sociabilidade.

Na Rede de Educação Adventista, o compromisso com a tecnologia é presente, mas
sem esquecer de que é preciso usar com sabedoria e criatividade. As unidades
contam com equipamentos multimídia e tecnologia digital, porém, tudo é
organizado de modo que o uso de telas seja moderado.

Seres humanos melhores precisam de espiritualidade

2 de 2 — Foto: Divulgação – Pexels.

— Foto: Divulgação – Pexels.

A sociabilidade citada pela OMS diz respeito ainda às práticas sociais que
muitos indivíduos deixaram de ter como prioridade nos últimos anos. Por isso, a
Rede de Educação Adventista prioriza o ensino humanizado e preocupado com as
questões espirituais dos alunos. Mais do que ensinar hábitos saudáveis que
beneficiam o corpo, é necessário preparar a mente para os desafios da
contemporaneidade.

A Educação Adventista entendeu que é na escola que muitos dos alunos convivem
com um espaço de crescimento integral (físico, mental e espiritual). Portanto, é
durante o período em que os estudantes estão nos espaços escolares que precisam
ser estimulados para aprenderem e desenvolverem, de modo harmônico, as
habilidades que os acompanharão durante toda a vida. Para que isso aconteça, as
unidades contam com um ambiente educacional saudável e que contribui para a
formação integral de todos os alunos.

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