Caminhoneiro perdido em mata é resgatado por equipe do Samu que passava por rodovia: ‘Mistura de alívio e emoção’, diz enfermeiro
Profissionais seguiam para o município de Jequitaí, onde ministrariam uma capacitação a socorristas, quando viram o homem caído na beira da estrada. Caminhoneiro entrou na área de mata na última segunda-feira (29) após uma confusão mental e ficou perdido.
Um caminhoneiro que ficou perdido por quase três dias em uma área de mata foi encontrado desidratado às margens da BR-365 por uma equipe do Samu, nesta quarta-feira (1º).
Os instrutores do Núcleo de Educação Permanente da instituição seguiam para Jequitaí, onde ministrariam uma capacitação para socorristas, quando viram o homem caído na beira da estrada. Ele segurava uma garrafa PET vazia e fazia movimentos visivelmente desorientados.
Os profissionais suspeitaram que poderia se tratar de um caminhoneiro em perigo e pararam para ajudá-lo.
> “Sem hesitar, os profissionais interromperam a viagem e manobraram o veículo para prestar socorro. A experiência e o olhar clínico dos instrutores se confirmaram: ao se aproximarem, encontraram o homem sem roupas, com escoriações pelo corpo e claros sinais de desidratação, fome e desorientação”, informou o Samu.
Um cobertor foi usado para cobrir o caminhoneiro, que recebeu água para se hidratar. Ele contou à equipe que seguia de Pirapora para a Bahia e abandonou o caminhão-prancha após uma possível confusão mental. Em seguida, entrou no matagal e acabou se perdendo.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros já realizavam buscas pelo caminhoneiro na região. Segundo a PM, ele havia saído de Pirapora por volta das 7h da última segunda-feira (29) e, desde então, a empresa e a família estavam sem notícias. Na terça-feira (30), o caminhão foi encontrado perto do trevo de Jequitaí. Os pertences da vítima estavam dentro do veículo e o crachá, botas e roupas foram achados nas imediações.
Durante o deslocamento até o hospital de Jequitaí, os instrutores do Samu encontraram uma viatura do Corpo de Bombeiros que atuava nas buscas.
> “Os militares nos disseram que estavam, de fato, procurando por um caminhoneiro desaparecido. A família estava aflita, e o caminhão já havia sido encontrado com documentos e roupas no interior. Quando dissemos que o havíamos encontrado, foi uma mistura de alívio e emoção”, contou o enfermeiro e instrutor do Samu, Antônio Osmar Gusmão.
O homem foi deixado sob os cuidados do Corpo de Bombeiros, que entregou as roupas que haviam sido encontradas no caminhão. Em seguida, ele foi levado ao hospital para avaliação médica.