“Campanha alerta: Brasil descarta 40 milhões de refeições em um jogo de futebol”

22campanha-alerta3A-brasil-descarta-40-milhoes-de-refeicoes-em-um-jogo-de-futebol22

DE joga fora o equivalente a 40 milhões de refeições no tempo de um jogo de futebol

Campanha no Campeonato Brasileiro faz alerta sobre o desperdício de alimentos no país, que manda para o lixo 55 milhões de toneladas de comida por ano

O Brasil desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos por ano. Isso é o mesmo que jogar no lixo 10,8 mil toneladas de comida durante um jogo de futebol, ou 40 milhões de refeições em 90 minutos. Esses dados alarmantes foram expostos pela campanha “Jogue contra o desperdício”, durante a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro 2025 [https://ge.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/]

DE campanha teve como ação principal na semana passada a exibição do “Desperdiçômetro” nas placas de LED ao redor do campo de nove jogos da 36ª rodada, como Atlético-MG x Flamengo, Grêmio x Palmeiras, Fluminense x São Paulo e Vasco x Internacional.

O Desperdiçômetro trouxe informações sobre a quantidade de alimentos jogados fora durante o tempo de um jogo de futebol, para ajudar os torcedores (no estádio e em casa vendo TV) a visualizar a dimensão do problema. O levantamento dos dados é da coalizão Pacto Contra a Fome, em parceria com a consultoria Integration.

DE é uma contradição o Brasil ser um dos maiores exportadores de alimento do mundo e ter tantas pessoas passando fome [https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-de-gente-pra-gente/noticia/2025/04/29/por-que-o-brasil-tem-fome-se-e-um-grande-produtor-de-alimentos.ghtml], ressaltam especialistas. Isso passa também pela questão do desperdício. Além disso, o desperdício de comida contribui para a crise do clima, porque aumenta a pressão sobre recursos naturais, como água e solo, e leva à emissão de gases do efeito estufa — que agravam o aquecimento global — pela decomposição de resíduos orgânicos.

— É assustador pensar nisso. O desperdício acontece em toda a cadeia de produção e consumo, do campo à mesa do brasileiro. Pode acontecer por práticas precárias de cultivo, problemas de logística, descarte de alimentos porque são feios…Dentro das casas, o desperdício está ligado ao planejamento, guardar de forma inadequada, não consumir todo o alimento. Isso tudo faz com que a comida vá para a lata do lixo — explicou Juliana Malheiro Plaster, co-diretora executiva do Pacto Contra a Fome.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp