Campanha contra Sarampo encerra dia 31 de agosto

Seguindo o calendário do Ministério da saúde, no dia 31 de agosto, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encerrará a campanha de vacinação contra Sarampo, que havia sido iniciada em outubro de 2019.

A meta da campanha era de imunizar aproximadamente 680 mil pessoas na capital, entre 20 e 49 anos, independente de doses tomadas. Até o momento apenas 41 mil procuraram os postos de vacinação. A vacina ofertada é a tríplice viral, que age contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A transmissão do vírus é de pessoa para pessoa, de forma aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não são imunes.

A vacina é de vírus atenuado, contraindicada para gestantes e imunodeprimidos (pessoas que fazem tratamento com radioterapia/quimioterapia, portadores de HIV e doenças imunossupressoras).

A vacinação acontece em todas as unidades de saúde de Goiânia que possuem sala de vacina e, todas pessoas dentro da faixa etária devem ser vacinadas, independente do número de doses anteriores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos