Campanha do Sicoob UniCentro Br recebe doações que podem impactar até 200 vidas
Ação realizada em parceria com o Hemocentro de Goiás mobilizou colaboradores na Sipat da cooperativa financeira. Colaboradores do Sicoob UniCentro Br realizaram doações durante a campanha Cooperação Tá no Sangue — Foto: Divulgação.
Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2024 foram coletadas cerca de 3,31 milhões de bolsas de sangue, um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior. Contudo, apenas 1,6% da população brasileira doou sangue em 2024, o que está abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3% a 5%. Motivada por esse cenário, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do Sicoob UniCentro Br encerrou a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) de 2025 com um gesto de cuidado, que transcendeu o ambiente profissional. A campanha “Cooperação Tá no Sangue” resultou em 50 doações de sangue e 10 novos cadastros de doadores de medula óssea.
Realizada em parceria com o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), a iniciativa foi idealmente articulada para reforçar a cultura de prevenção, cuidado e solidariedade, estendendo o sentido da segurança no trabalho ao compromisso com a vida. Durante todo o dia 19 de agosto, uma unidade móvel do banco de sangue estadual esteve presente na agência da T-8 da cooperativa financeira (no Setor Marista, em Goiânia), oferecendo atendimento humanizado, conforto e orientações aos doadores. De acordo com o Hemogo, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, o que significa que a quantidade coletada com a campanha do Sicoob UniCentro Br poderá impactar até 200 pessoas.
A analista de marketing do Sicoob UniCentro, Br Sara Cristina Oliveira, celebrou a participação na iniciativa e compartilhou sua experiência: “Saber que um simples gesto pode ajudar tantas pessoas me emociona. É uma oportunidade de contribuir de forma concreta para salvar vidas e fazer parte de algo maior”, destacou. Segundo o diretor de relacionamento e inovação da cooperativa financeira, José Umberto Vaz de Siqueira, a campanha teve por objetivo reforçar o espírito cooperativista e a atenção com as pessoas. “Acreditamos que prevenção e cuidado caminham juntos. Portanto, encerrar a Sipat 2025 com uma iniciativa que salva vidas traduz nosso propósito de cuidar das pessoas”, pontuou.
No que diz respeito à doação de medula óssea, o Registro Nacional de Doadores (REDOME) contabilizou aumento no número de novos doadores, passando de 119 mil em 2022 para 129 mil, entre janeiro e novembro de 2024 – avanço que é atribuído a campanhas de conscientização e cadastramento de doadores e receptores, como esta promovida pelo Sicoob UniCentro Br e o Hemocentro de Goiás. “Com os novos cadastros de doadores de medula óssea em um dia de campanha, ampliam-se as possibilidades de salvamento por meio de transplantes. Por essa razão, pretendemos continuar incorporando ações como esta campanha em nosso calendário anual”, finalizou José Umberto.