Press "Enter" to skip to content

Campanha da Fraternidade 2022 é lançada em Goiânia

Última atualização 02/03/2022 | 17:43

Na manhã desta quarta-feira, (02), o novo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, lançou a Campanha da Fraternidade 2022 da Igreja Católica no Brasil. A celebração de abertura da campanha aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado.

Para o ano de 2022 a Igreja Católica escolheu o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Durante o evento Dom João Justino relembrou que o tema já foi usado na campanha de 1982, 40 anos atrás. Além disso foi exibido um vídeo sobre a campanha, enfatizando a importância da reflexão sobre a fraternidade e a educação, principalmente após dois anos de pandemia da Covid-19.

Na apresentação da Campanha, o arcebispo também destacou a importância das ações envolvidas para fortalecer a comunidade, bem como a própria Igreja.

“Apenas a Igreja no Brasil realiza a campanha da fraternidade. Um dispositivo pastoral bonito que trouxe ao longo desses quase 60 anos uma vitalidade para a igreja católica no Brasil, fato que muitas pastorais nasceram a partir das proposições das campanhas da fraternidade”, comentou.

Dom João Justino também usou a oportunidade para para falar sobre o início da Quaresma.

“É um período de reflexão, de conversão pela revisão de nossas práticas e posturas, para a prática da contrição e movimento do arrependimento dos pecados cometidos”, declarou.

O governador Ronaldo Caiado também discursou no evento e lamentou a qualidade da educação brasileira.

“Nós contratamos uma pesquisa para as escolas públicas que mostrou que no segundo ano do ensino fundamental 90% dos alunos são analfabetos”, afirmou o governador.

Ronaldo Caiado também aproveitou o momento para falar dos investimentos feitos pela sua gestão, para garantir melhorias e evitar a evasão escolar. Dentre outros, o governador destacou a instalação de equipamentos tecnológicos, reformas dos colégios e melhor fornecimento da alimentação.