Fiéis celebraram a abertura da Campanha da Fraternidade 2026 em Manaus com entusiasmo e fé. O tema escolhido para este ano é “Fraternidade e Moradia”, com o objetivo de conscientizar sobre o direito à habitação digna. A Igreja Católica lançou a campanha, que promove reflexões e ações em defesa do direito à moradia, uma questão que afeta milhares de brasileiros.
Nesta quarta-feira de cinzas, os fiéis participaram das celebrações nas igrejas de Manaus, marcando não só o início da Quaresma, mas também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2026. Durante as missas, foram realizados cânticos, orações e a imposição das cinzas sobre os fiéis, simbolizando um período de preparação para a Páscoa, com práticas como jejum, oração e caridade.
A tecnóloga naval Suellen Gato expressou sua esperança de viver a quaresma com mais fé e solidariedade, aguardando a renovação da fé, amor, humildade, oração, jejum e esmola. O padre Luiz Marcolino ressaltou a importância do tema escolhido, destacando a realidade de pessoas que vivem em situações precárias ou nas ruas, e expressou o desejo de que todas as pessoas tenham moradia digna.
Ao longo da Quaresma, a programação da Campanha da Fraternidade incluirá celebrações e atividades nas comunidades, a fim de promover a reflexão e a conscientização sobre a importância do direito à moradia. A luta por moradia é uma realidade para muitos brasileiros, e a campanha busca sensibilizar a sociedade para essa questão urgente.
A participação ativa dos fiéis e da comunidade é essencial para o sucesso da Campanha da Fraternidade 2026. Através de ações concretas, reflexões e orações, é possível promover a solidariedade e a empatia em relação às pessoas que ainda vivem em condições precárias ou sem um lar digno. A união em torno desse tema é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos.




