O patrocínio que ninguém viu: Botafogo adiciona mancha no uniforme para conscientização do câncer de pele
O Botafogo jogou com uma mancha de quatro milímetros nas costas do uniforme, na região perto do número, nos últimos 12 jogos. O ato fez parte de uma campanha para a conscientização do melanoma, câncer de pele que se origina nas células que produzem melanina.
A ação, intitulada de “o patrocínio que ninguém viu”, foi justamente para passar o recado para as pessoas terem mais atenção com a pele. O sinal na camisa do Alvinegro passou despercebido.
Rebecca Montanheiro, presidente do Instituto Melanoma Brasil, ressaltou a importância da conscientização e alerta sobre o câncer de pele: “O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive a partir de uma pinta já existente. Muitas vezes, deixamos de dar a devida atenção e adiamos a consulta ao dermatologista, o que pode comprometer um diagnóstico precoce. O câncer de pele é, em grande parte, prevenível e tratável quando identificado a tempo”.
Pedro Souto, diretor de marketing do clube, destacou a iniciativa: “Aqui no Botafogo, nós acreditamos que o futebol ultrapassa as quatro linhas. Então, nosso objetivo principal nessa parceria com a Melanoma Brasil foi chamar a atenção para uma doença silenciosa, que é o melanoma. A ação nos mostrou que a conscientização é fundamental e que muitas vezes o que não vemos, precisa de mais atenção”.
A parceria do Botafogo com o Instituto Melanoma Brasil foi um exemplo de como o esporte pode ser utilizado como plataforma para conscientização e alerta sobre questões importantes, como a saúde. Com a campanha, o clube conseguiu impactar positivamente e disseminar a importância da prevenção do câncer de pele.
Para saber mais sobre o Botafogo e suas iniciativas, acompanhe o ge, na Globo, e no sportv. A conscientização é fundamental para combater doenças como o melanoma, e a união de forças entre esporte e saúde pode gerar resultados significativos na sociedade. Juntos, podemos conscientizar e salvar vidas.