Campanha de Maguito assegura inclusão às pessoas com deficiência

Nesta quarta-feira, 11, a campanha de Maguito Vilela, representada pelo presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, assumiu serie de compromissos com entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência.

O Movimento das Pessoas com Deficiência apresentou, para Daniel Vilela, contribuições para serem incluídas no projeto de gestão da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, objetivando promover a inclusão e proporcionar melhor qualidade de vida para esta população. 

“Todas estas propostas são extremamente coerentes com o projeto de cidade moderna e inclusiva que Maguito vai implantar em Goiânia. Estes são os ideais políticos de Maguito, que é fazer justiça social e amparar as pessoas em todas as suas necessidades”, afirmou Daniel Vilela. “Promover a inclusão é obrigação do poder público e, sem dúvida, será uma das bandeiras da nossa gestão”, acrescentou. 

Um das reivindicações é a criação da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência . Também foi cobrado a implementação de serviço especializado de saúde reprodutiva da mulher com deficiência, ampliação dos programas de qualificação profissional e instituição de políticas públicas que garantam acessibilidade aos espaços públicos da cidade e acesso aos equipamentos culturais. Foi pedido a fermentação de pesquisas científicas em novas tecnologias para o atendimento às pessoas com deficiência.

De acordo com a gestão, o programa de Maguito prevê a ampliação gradativa de vagas de emprego, incentivo e benefício às empresas que possuem programas de inserção da pessoa com deficiência, reestruturação e adaptações físicas das estruturas municipais e fortalecimento da rede de atendimento médico da Saúde da Família no atendimento para pessoa com deficiência.

“O desafio que aceitamos com muita boa vontade e responsabilidade é criar condições para que as pessoas sejam respeitadas em sua essência e tenham seus direitos assegurados em nossa cidade”, destacou Daniel. 

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Goiânia, Antônio José Ferreira, falou sobre a importância de manter o diálogo com a população para que a gestão contemple as necessidades dos grupos mais vulneráveis da capital. “As propostas construídas pelas entidades representativas das pessoas com deficiências, entregues à coordenação da campanha do próximo prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, vão contribuir muito para que a cidade seja mais inclusiva e acessível. É fundamental para nós, representantes deste segmento, apresentar um plano de governo em sintonia com os públicos mais vulneráveis.”, disse Antônio. 

Compareceram ao encontro o presidente do Conselho Estadual dos direitos da Pessoa com deficiência (CEDD), Aldenor Carneiro; presidente do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com deficiência (Comped), Antonio José Ferreira; presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), José Carlos Rodart e o diretor jurídico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Eduardo Mesquita.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp