Campanha de Prevenção de ISTs no Carnaval da Baixada Santista: Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Itanhaém e Mongaguá.

campanha-de-prevencao-de-ists-no-carnaval-da-baixada-santista3A-guaruja2C-sao-vicente2C-praia-grande2C-bertioga2C-cubatao2C-itanhaem-e-mongagua

O Carnaval na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, terá campanhas de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As cidades de Guarujá, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, São Vicente, Praia Grande e Cubatão irão distribuir preservativos e kits com autoteste de HIV. As ISTs podem ser transmitidas principalmente por contato sexual desprotegido e entre as mais conhecidas estão HIV, HPV, sífilis, gonorreia e hepatites virais B e C.

Em Guarujá, serão distribuídos mais de 300 kits com autoteste de HIV, preservativos e gel lubrificante até 20 de fevereiro pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel. Além disso, a cidade também oferece gratuitamente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no CTA do Jardim Boa Esperança e a Pós-Exposição (PEP) está disponível em todas as UPAs e Pronto-Socorros.

Em São Vicente, uma tenda de orientações sobre ISTs estará funcionando na praia do Itararé até segunda-feira, das 9h às 15h. Os profissionais do CTA Betinho irão distribuir preservativos e materiais informativos. A cidade também conta com um Serviço de Assistência Especializada que oferece atendimento e acompanhamento de pacientes com ISTs, incluindo crianças com HIV e toxoplasmose congênita.

Praia Grande oferece gratuitamente a PEP no Pronto-Socorro Central, UPAs Quietude e Samambaia, todos os dias da semana, 24 horas por dia. Durante o ano, preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP). O CTAP encaminha os pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Em Bertioga, a campanha de prevenção foi realizada com distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes de HIV e informações sobre PrEP e PEP na orla da Praia da Enseada. Estabelecimentos comerciais também possuem “Pontos de Prevenção” com os mesmos itens disponíveis gratuitamente.

Em Cubatão, preservativos masculinos e femininos podem ser retirados 24 horas por dia no Pronto-Socorro Central, na UPA e no Hospital Municipal. A PEP está disponível em caso de rompimento do preservativo. Em Mongaguá, serão distribuídos preservativos, autotestes de HIV, gel lubrificante e panfletos educativos na Praça Dudu Samba e nos blocos da cidade.

Já Itanhaém realizou ações de prevenção no final de semana com recipientes de preservativos masculinos deixados em praias e distribuição noturna no centro da cidade. É essencial conscientizar a população sobre as ISTs e outras doenças como dengue, Covid-19 e sazonais durante o Carnaval e ao longo do ano. A prevenção e o cuidado com a saúde são fundamentais em qualquer época do ano.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp