Campanha de Vacinação no Norte de MG: Mais de 300 mil crianças e adolescentes devem ser imunizados

campanha-de-vacinacao-no-norte-de-mg3A-mais-de-300-mil-criancas-e-adolescentes-devem-ser-imunizados

Diário do Estado: Mais de 300 mil crianças e adolescentes devem ser imunizados no Norte de MG

A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta semana com a expectativa de imunizar mais de 336 mil crianças e adolescentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas. Os dados foram divulgados pela Superintendência Regional de Saúde.

O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação do público-alvo, que é de um ano a 15 anos. As doses estão disponíveis nos pontos de vacinação de cada município.

A campanha segue até o dia 31 de outubro com as seguintes vacinas: BCG, Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite A, Hepatite B, Poliomielite inativada, DTP (difteria, tétano e coqueluche), Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo b como pneumonia e meningite), Rotavírus (protege o bebê contra a gastroenterite), Pneumocócica 10 (contra a pneumonia e meningite), Meningocócica ACWY (protege contra quatro tipos de bactéria da meningite), Varicela (catapora), Meningocócica C (contra a meningite e a meningococcemia – infecção generalizada), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV (verrugas genitais e alguns tipos de câncer), Covid-19 e dengue (para os municípios de Montes Claros, Claro dos Poções, Itacambira, Juramento, Glaucilândia e Mirabela).

Em 54 municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, todas as vacinas, com exceção da BCG, apresentam cobertura abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Diante dessa realidade, as secretarias municipais de saúde devem adotar estratégias para avaliar e atualizar os cartões de vacina de crianças e adolescentes. Aliado a isso, é importante que os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes se conscientizem da importância da atualização dos cartões de vacinação e, com isso, evitem o adoecimento, o agravamento de situações de saúde e até mesmo o risco de óbito por doenças que podem ser prevenidas por vacinas disponibilizadas gratuitamente pelo SUS”, orientou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp