Press "Enter" to skip to content

Campanha Estadual de Multivacinação imuniza mais de 84 mil jovens

Última atualização 19/10/2023 | 16:48

A Campanha Estadual de Multivacinação 2023 realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as prefeituras, imunizou 84.462 mil crianças e adolescentes de até 15 anos do dia 30 de setembro a 14 de outubro.

O objetivo da iniciativa foi atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura. Durante a ação, foram aplicados 17 imunizantes, que protegem contra mais de 30 doenças, em mais de 970 salas nos 246 municípios goianos.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim reforça que o resultado foi muito positivo, pois em 15 dias, houve uma boa resposta da população. Mas é necessário aumentar os números ainda mais.

“É por isso que o nome do nosso programa de recuperação é Vacina Mais Goiás. Precisamos alcançar coberturas altas para que doenças como a paralisia infantil não voltem ou para que surtos de meningite não aconteçam em escolas”, alerta.

MULTIVACINAÇÃO

A gestora ainda reforçou que a vacina é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas.

“Os pais ou responsáveis estão entendendo a importância da vacinação e percebem que a vacina é segura e protege. Por isso, aqueles que ainda não puderam levar as crianças e adolescentes nos postos devem fazê-lo, porque as vacinas estão disponíveis”.

 

Ao todo, 133.257 crianças e adolescentes foram a uma unidade durante os dias da ação. Desse total, 36% dos que compareceram já estavam com a caderneta de vacinação atualizada. Mesmo com o fim da campanha, os postos das prefeituras estarão funcionando normalmente.

Vale lembrar que em Goiás será necessária a apresentação de um certificado de vacinação durante a matrícula em todas as escolas, públicas ou particulares. Esse documento foi instituído pela Lei nº 22.243, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em 28 de agosto, e abrange todos os estudantes de até 18 anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

VACINAS

A campanha disponibiliza um total de 17 vacinas previstas do Programa Nacional de Imunização (PNI). Elas protegem contra mais de 30 doenças diferentes, incluindo a poliomielite (paralisia infantil), coqueluche, meningite e difteria.

“Após o dia 14 de outubro, essas vacinas ainda serão disponíveis para a população. Porém, não com tantas salas de vacina e não com tantos horários alternativos, voltando a rotina das salas de vacina de cada município”, explica superintendente da SES, que ressalta a importância da vacinação.

“Para evitarmos o retorno de doenças erradicadas ou já controladas, é importante vacinar todas as crianças e adolescentes. A vacina protege e é segura”, conclui.