Campanha: Museu RS busca acervo do hip hop brasileiro para exposição na Colômbia em 2026. Saiba como participar!

campanha3A-museu-rs-busca-acervo-do-hip-hop-brasileiro-para-exposicao-na-colombia-em-2026.-saiba-como-participar

De discos a cartazes, museu do RS lança campanha para arrecadar acervo do hip hop brasileiro

Atualmente, o museu reúne cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop do estado. Acervo será exposto na Colômbia em 2026.

1 de 1 Toca-discos e microfone no Museu de Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/ Museu de Cultura Hip Hop RS

Toca-discos e microfone no Museu de Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/ Museu de Cultura Hip Hop RS

O Museu da Cultura Hip Hop RS (MUCHRS), inaugurado há cerca de um ano em Porto Alegre, lançou nesta semana a campanha “Sul Global: Hip Hop Brasil”, que pretende reunir itens que contem a história do hip hop do país. Saiba abaixo como participar.

A ideia é reunir objetos que aumentem o acervo do espaço para a agenda internacional do museu. A primeira iniciativa será uma exposição no Museu Nacional da Colômbia em 2026. Entre dezembro e março deste ano, a exposição “A Nación Hip Hop: Colombia al Ritmo de Una Cultura” ficou em cartaz em Porto Alegre, e no próximo ano a parceria faz o movimento contrário.

As doações para o acervo do Museu do Hip Hop RS devem ser feitas mediante o preenchimento do formulário da campanha.

> “Seja um disco, um flyer, uma peça de roupa ou qualquer outro registro. Toda doação será fundamental para essa troca cultural”, afirma Fúlvio Dickel, museólogo do MUCHRS.

Atualmente, o museu no RS reúne cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop do estado. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, o espaço conta com salas expositivas, ateliê de oficinas, biblioteca, estúdio musical e multipalco.

> “A participação de hip hoppers de todo o Brasil é essencial para levarmos essa cultura em toda a sua essência e diversidade não só para a Colômbia, mas por todo o mundo. Essa parceria com o Museu Nacional colombiano é o primeiro passo desta iniciativa”, explica o fundador e coordenador Rafa Rafuagi.

Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul completa um ano

Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul completa um ano

Museu da Cultura Hip Hop RS Porto Alegre (RS)

* Rua Parque dos Nativos 545
* Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h
* Visitas agendadas: duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, destinadas a grupos de até 50 pessoas (necessário agendamento via formulário)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp